Concepções de natureza da ciência na formação de professores de Física
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Data
2024-08-15Primeiro membro da banca
Muenchen, Cristiane
Segundo membro da banca
Lima, Nathan Willig
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Buscou-se, com esta pesquisa, investigar as concepções de Natureza da Ciência (NdC)
manifestas por estudantes de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Educação
Superior, com o intuito de compreender as implicações e perspectivas que essas concepções
podem revelar sobre o ensino e aprendizagem. Os objetivos específicos foram: Analisar a
inserção de temas relacionados à NdC no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
Física; Identificar, caracterizar a analisar as concepções de ciência manifestadas por estudantes
de Licenciatura em Física; Analisar as percepções dos estudantes sobre a abordagem de
conteúdos e temas metacientíficos no ensino e na aprendizagem da física escolar e como eles
incluiriam discussões sobre a natureza da ciência em suas aulas; Entender como o curso de
Licenciatura em Física contribui para a construção de uma concepção contemporânea de NdC
entre os futuros professores de Física. As informações foram coletadas a partir da análise
documental das duas versões ativas do Projeto Pdagógico do curso de Licenciatura em Física e
de entrevistas realizadas a partir da utilização roteiro semiestruturado com sete estudantes do
curso. A análise dos dados seguiu o processo de categorização. Os resultados indicam que a
inserção da NdC no curso de licenciatura ocorreu de maneira variada, dependendo do PPC, mas
focada em disciplinas específicas sobre o tema. A análise comparativa de ambos os documentos
revelou que houve transformações significativas no documento mais recente. As concepções
dos estudantes sobre a natureza da ciência refletem um reconhecimento de características
fundamentais da prática científica, mas com variações na profundidade e sofisticação desse
entendimento. Quanto à abordagem de conteúdos e temas metacientíficos, os estudantes
apresentam algumas propostas coerentes para abordar a física a partir da contextualização
histórica e filosófica ou mediante um trabalho de “integração dinâmica nas aulas” sobre
conteúdos metacientíficos. Porém, também ficou evidente indícios de retorno a metodologias
já questionadas pela pesquisa em educação em ciências, como “ensino por redescoberta”. Essas
variações refletem a necessidade de uma formação mais abrangente e crítica, que incorpore a
História e Filosofia da Ciência (HFC) de maneira significativa no currículo de formação de
professores de física.
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