Avaliações externas: reflexões sobre a avaliação de fluência leitora e a gestão do trabalho pedagógico em sala de aula
Abstract
As avaliações externas têm desempenhado um papel importante na avaliação e
monitoramento da qualidade da educação no Brasil. No entanto, sua implementação têm
gerado debates e críticas por parte de especialistas e educadores. O principal objetivo desta
pesquisa de especialização consiste em refletir sobre a Avaliação de Fluência Leitora, que
compõe o Programa Alfabetiza Tchê, e os possíveis impactos desta avaliação na gestão do
trabalho pedagógico em sala de aula. Teve como base a pesquisa qualitativa, e o tipo de
pesquisa adotado é a documental, uma abordagem na área da educação que se baseia na
análise de documentos escritos, impressos, audiovisuais ou digitais, pertinentes ao tema em
estudo. Assim, foram utilizados para pesquisa a legislação brasileira que aborda a educação
no Brasil, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base
Nacional Comum Curricular (2018). Além disso, recorremos a documentos que detalham as
avaliações externas realizadas em nível nacional e regional, com ênfase no Programa
Alfabetiza Tchê e nas Avaliações de Fluência Leitora. A partir dos dados obtidos na
Plataforma Caed, entendemos que a Avaliação de Fluência Leitora pode ser uma ferramenta
importante para mensurar o nível de fluência de leitura dos alunos, desde que aplicada de
forma adequada, levando em consideração as necessidades individuais. Assim, esta avaliação
pode desempenhar um papel significativo na gestão do trabalho pedagógico em sala de aula,
fornecendo dados que possibilitam aos professores adaptarem suas práticas para melhor
atenderem às necessidades dos estudantes.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [963]
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