Show simple item record

dc.contributor.advisorZientarski, Clarice
dc.creatorSilva, Russéli Camargo da
dc.date.accessioned2014-08-12T13:53:35Z
dc.date.available2014-08-12T13:53:35Z
dc.date.issued2011-11-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/335
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand Who is? What do you do? How do? And what is is the importance of the pedagogical coordinator in the education process. These and other questions seek answers that arise not only theories but mainly seek to be reflected in a present that, of course, also has its roots in the past, reflecting on the future. The survey aimed to obtain information of the Importance of Teaching Practice Coordinatorand how it fits into the formal structure of the current school Educational Area, using a qualitative methodology based on bibliographical research and documentary, and a semi-structured interview with the coordinator of school. This vocational education has a very wide field of action, which involves activities related to curriculum components, learning and knowledge building, discipline, ethics, assessment, learning materials and interaction with the community. So his career mentoring is an ever-present action, questioned, criticized, rethought, but necessary, next to the faculty addressing constructive elements of the teaching - learning. The results were of great influence and importance to the quality of the learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleO coordenador pedagógico e sua atuação no espaço educativopor
dc.title.alternativeThe educational coordinator and its performance in the educationaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva entender Quem é? O que faz? Como faz? E, qual a importância do coordenador pedagógico no processo educativo. Essas e outras perguntas buscam respostas que surjam não somente de teorias, mas principalmente, buscam ser refletidas num presente que, por certo, também tem suas raízes no passado, refletindo no futuro. A pesquisa teve como objetivo obter informações da Importância da Atuação do Coordenador Pedagógico e como ele se enquadra na estrutura formal da escola atual no Espaço Educativo, utilizando metodologia de caráter qualitativo fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, além de uma entrevista semi-estruturada com coordenadora de escola. Esse profissional da educação possui um campo de atuação muito vasto, que envolve atividades relacionadas aos componentes curriculares, de aprendizagem e construção de conhecimento, disciplina, ética, avaliação, materiais didáticos e a interação com a comunidade. Assim sua trajetória de Orientação Pedagógica é uma ação sempre presente, questionada, criticada, repensada, mas necessária, junto ao corpo docente abordando elementos construtivos do processo de ensino - aprendizagem. Os resultados obtidos foram de grande influência e relevância para a qualidade do processo ensino aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.