As relações humanas na gestão de escolas municipais de Nonoai/RS
Abstract
O presente estudo é uma proposta de análise das relações humanas e suas implicações na gestão, de escolas municipais de Nonoai (RS), com o seu foco nos diálogos das escolas e as relações no cotidiano escolar. Participaram oito profissionais da educação de duas escolas, sendo quatro de cada escola, diretora, coordenadoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações, utilizou-se categorização simples. As reflexões apontam para a importância de uma relação humana alicerçada no diálogo e na necessidade de inovar cada vez mais na gestão escolar. A gestão diálogo, trabalhada como fator de integração aproxima culturas e diminui sequelas históricas, sociais e políticas implantando o gosto pelo diálogo. A oralidade como fator de aproximação das relações humanas da comunidade escolar na perspectiva da cidadania é uma forma eficaz de inclusão e de aceitação das diferenças sociais. Uma práxis inovadora é necessária em uma época que muito pouco se valoriza o diálogo in loco e muito se valoriza o diálogo digital. A qualidade organizacional, principalmente nas relações humanas evidenciou-se nos apontamentos dos colaboradores para se chegar a um patamar de ensino tendo todos os profissionais da educação envolvidos no contexto escolar sejam ouvidos e valorizados. A consolidação de uma gestão democrática participativa requer muita comunicação, além do desenvolvimento de ações e serviços onde educando e educadores interajam pelo trabalho coletivo desenvolvendo uma efetiva ação de formação do cidadão participativo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]