Implementação do ensino fundamental de 9 anos: um relato de experiência
Abstract
Nesta pesquisa o objetivo principal foi o de investigar a implementação da Lei 11. 274/06 sob o aspecto da gestão escolar e da formação dos professores que atuam no Ensino Fundamental dos nove anos na educação básica do Colégio Franciscano Sant’Anna. Os objetivos Específicos foram: Compreender as estratégias pedagógicos da gestão escolar para implementação do Ensino Fundamental dos nove anos e adequação na formação dos profissionais para atuar nesse processo; analisar a relevância da formação dos professores que atuam no ensino dos nove anos. O desenvolvimento da pesquisa foi definido a partir de três campos temáticos: as práticas pedagógicas, formação de professores e da política de gestão, sob a perspectiva da participação, principalmente na elaboração e execução do projeto político pedagógico do colégio Sant’Anna. A abordagem metodológica foi a qualitativa, com o recurso da observação participante, da aplicação de um questionário com a colaboração de seis professoras da escola, sendo estas quatro professoras do ensino fundamental e duas professoras que atuam na equipe gestora da instituição escolar. Dentro dos resultados obtidos com esta pesquisa monográfica, destaca-se o papel importante que a equipe gestora teve na implementação da Lei 11.274/06, para envolver os professores neste processo, em que todos precisam ter espaços de participação e de formação continuada de qualidade. A partir do estudo elaborado sobre a inclusão do ensino de nove anos, que apontam para uma análise dos elementos da política da gestão na formação dos professores, os resultados foram alcançados à medida que foi possível perceber que, no processo de implementação da lei, a gestão da escola pesquisada teve a preocupação com o processo de formação dos educadores, o que foi fundamental na reestruturação curricular, dando um caráter democrático a gestão.
Collections
- Gestão Educacional [298]