Experiência da implantação do plano de desenvolvimento da educação (PDE): no contexto de uma escola do interior do RS
Abstract
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em abril de 2007, pelo governo federal, pretende ser um instrumento de política pública indutor na elevação da qualidade na educação básica, por meio de uma articulação entre os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino. Desvendar as interrogações que o PDE apresenta é o um grande desafio. Nessa perspectiva, é necessário entendermos o Plano Nacional da Educação (PNE) e conhecermos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), construído a partir de dados recolhidos no Censo Escolar. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar a experiência da implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto da Escola, no município de Dilermando de Aguiar. A partir da experiência de estar na vice-direção da escola e posteriormente na presidência do Conselho Escolar no período que a escola recebeu verbas do PDE, desencadeou-se o seguinte problema de pesquisa: quais as implicações e desafios da implantação do PDE-ESCOLA no contexto escolar, e quais as ações implantadas pela escola para atingir os objetivos propostos. Para isso, esse estudo baseou-se em documentos fornecidos pela escola, documentos disponíveis na pagina do MEC e participação nas reuniões pedagógicas que abordaram esse tema. Por fim, conclui-se que o PDE não é propriamente um plano e sim, um programa, sendo que na escola analisada apresentou como pontos positivos: a melhoria na infra-estrutura e como pontos negativos: falha na formação e qualificação dos educadores. No entanto, a escola superou as metas projetadas.
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- Gestão Educacional [295]