Mostrar registro simples

dc.creatorCrestani, Anelise Henrich
dc.date.accessioned2016-10-17
dc.date.available2016-10-17
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationCRESTANI, Anelise Henrich. ELABORATION AND VALIDATION OF LANGUAGE ACQUISITION INDEXES FOR 2- TO 12-MONTH-OLD CHILDREN. 2016. 148 f. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3453
dc.description.abstractThe present research aimed at developing and validating language acquisition indexes (IAL) through an enunciation perspective. The process relied on the help of judges in the preparation and in the validation and application stages in 94 mother-infant dyads in a cohort study. It was also investigated the correlation between the IAL and the IRDI and Denver II instruments applied to the same sample, which was analyzed according to age groups. In addition, it was examined whether the combination of lack of IAL items showed relation with obstetric and socioeconomic variables identified in the initial interview. The statistical analyses used computer applications STATISTICA 9.1 and PASW 17.0. From the results of the development and validation stages emerged two specific instruments for two age groups in which the first was denominated Phase1 (2-6 months) with 4 items and the second was denominated Phase2 (7-12 months) with two items whose absence differentiated groups in the factor analysis. In relation to the concordance of IAL, IRDI and Denver II, results suggest that IAL seem to analyze in a particular manner language acquisition if compared to other protocols, which differentiates this protocol from the others. The analysis of obstetric and socioeconomic variables in relation to IAL showed significant association in the absence of IAL items in dyads where mothers present lower levels of education. The development and validation of IAL allowed concluding that the indexes created for analyzing language acquisition in the first year of life constitute a promising instrument as an early risk detection strategy.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectFatores de riscopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectCuidado do lactentepor
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectRisk factorseng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectInfant careeng
dc.titleElaboração e validação preliminar de índices de aquisição da linguagem para crianças de 2 a 12 mesespor
dc.title.alternativeElaboration and validation of language acquisition indexes for 2- to 12-month-old childreneng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo elaborar e validar índices de aquisição da linguagem (IAL) em uma perspectiva enunciativa. O processo contou com o auxílio de juízes tanto na etapa de elaboração quanto na de validação e aplicações em 94 díades mãe-bebê acompanhadas longitudinalmente para validação. Também foi investigada a concordância entre o IAL e os instrumentos IRDI e Denver II aplicados na mesma amostra nas faixas etárias analisadas. Além disso, averiguou-se a associação de ausência de itens do IAL com variáveis obstétricas e socioeconômicas identificadas na entrevista inicial. Para as análises estatísticas foram usados os aplicativos computacionais STATISTICA 9.1 e PASW 17.0. Como resultados da elaboração e validação emergiram dois instrumentos específicos para duas faixas etárias sendo o primeiro denominado Fase1 (2 a 6 meses) com 4 itens e o segundo denominado Fase2 (7 a 12 meses) com 2 itens cuja ausência diferenciou grupos na análise fatorial. Quanto à concordância do IAL, IRDI e Denver II os resultados sugerem que o IAL parece analisar de forma particular a aquisição da linguagem em comparação aos outros protocolos, diferenciando-se deles. A análise das variáveis obstétricas e socioeconômicas em relação ao IAL apresentou associação significativa na ausência dos itens do IAL nas díades em que as mães possuem menor grau de escolaridade. A elaboração e validação do IAL permitiram concluir que os índices criados para a análise da aquisição da linguagem no primeiro ano de vida se constituem em um instrumento promissor enquanto estratégia de detecção precoce de risco.por
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3por
dc.contributor.advisor-co1Moraes, Anaelena Bragança de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771701U8por
dc.contributor.referee1Machado, Fernanda Prada
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952088007318343por
dc.contributor.referee2Haeffner, Leris Salete Bonfanti
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707696E9por
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Silvio José Lemos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1853136773126959por
dc.contributor.referee4Kessler, Themis Maria
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703628Z5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6578352437418285por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples