Dimensões do trabalho do diretor nas escolas municipais localizadas na zona urbana do município de Soledade - RS
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo compreender as práticas administrativas e
pedagógicas coordenadas pelos diretores das escolas Municipais de Soledade (RS). A
pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com diretores de quatro escolas selecionadas por meio de aplicação de questionários. A amostra foi constituída adotando os seguintes critérios: maior vulnerabilidade social, baixo déficit escolar e localização urbana. A hipótese inicial foi que a atuação do diretor é voltada principalmente para a execução das tarefas administrativas e secundariamente para a ação pedagógica da escola. Os resultados confirmam parcialmente tal hipótese, onde três dos entrevistados contam com apenas uma pessoa no apoio administrativo e outra no pedagógico, ainda com horários
reduzidos. Na parte pedagógica, as escolas somam um total de 86 professores, onde em média 95% desses profissionais possuem graduação em nível superior e 21% especialização em áreas afins. Dessa forma, a participação da comunidade pode ser a chave do sucesso da escola e da valorização da instituição como ponto de referência para a comunidade, comprovando a complexidade da atuação do diretor dentro de um sistema hierárquico que caminha lentamente em busca de maior autonomia para a concretização de uma gestão democrática de fato.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]