dc.contributor.advisor | Peres, Paulo Edelvar Corrêa | |
dc.creator | Santos, Rudi Fernando dos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-14T11:40:32Z | |
dc.date.available | 2014-08-14T11:40:32Z | |
dc.date.issued | 2011-07-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/353 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Human societies have suffered a progressive separation of nature, a process of selfdestruction, where a veritable war with the environment. To combat this up, you should reach a new understanding of the individual in relation to the environment, it may be possible through the formation of a more just social and environmental awareness through the interpretation of tracks environmental practices, contextualized within the Perspectives of Environmental Education. The project made use of reflections obtained by the meth-deductive, adopting for the activity of field methodology for retrieval/review, with the application of guided trails and nature interpretation. The subjects of the study, 100 high school students of S. S. S. M. Major Bellarmine Court, Cruz Alta/RS. The area used is located in Estância Lara Gruhn, in Cruz Alta/RS, constituting a forest type represented by a fragment of different plant structures, surrounded by crops and pasture. With 1,600 meters long and two hours in length, the trail was considered a low level of difficulty, where according to the responses obtained, we can see that the positive impressions outnumbered negative. Constituting thus a simple practice
that can be applied easily and does not require high investments, but rather, conscience
and breaks paradigms in order to seek new socio-cultural habits, which, self- sustainable. Where, education and perception appear as defense mechanisms of the natural environment and may contribute to the much-needed rapprochement between man and nature. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Consciência | por |
dc.subject | Ambiental | por |
dc.subject | Trilhas | por |
dc.title | A formação de uma consciência sócio ambiental, através da interpretação de trilhas | por |
dc.title.alternative | The formation of a conscience social environment, through interpretation of tracks | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As sociedades humanas sofreram um afastamento progressivo da natureza, um processo de autodestruição, onde se desencadeou uma verdadeira guerra com o meio ambiente. Para combater- se isso, deve-se alcançar um novo entendimento do indivíduo em relação ao meio ambiente, o que pode ser possível através da formação de uma consciência sócio ambiental mais justa, por meio da interpretação ambiental em práticas de trilhas, contextualizadas dentro das perspectivas da Educação Ambiental. O projeto fez uso de reflexões obtidas através do método dedutivo, adotando-se para a atividade de campo a metodologia de resgate/análise crítica, com a aplicação de trilhas guiadas e de interpretação da natureza. Tendo como sujeitos da pesquisa, 100 alunos do ensino médio da E. E. de E. M. Major Belarmino Côrtes, de Cruz Alta/RS. A área empregada situa-se na Estância Lara Gruhn, em Cruz Alta/RS, constituindo uma formação florestal representada por um fragmento de diferentes estruturas vegetais, circundados por lavouras e pastagem. Com 1.600 metros de extensão e duas horas de duração, a trilha foi considerada de baixo nível de dificuldade, onde de acordo com as respostas obtidas, pode-se perceber que as impressões positivas superaram as negativas. Constituindo-se dessa forma, de uma prática simples, que pode ser aplicada facilmente e que não necessita de altos investimentos, mas sim, de consciência e quebras de paradigmas, no sentido de se buscar novos hábitos sócio-culturais, os quais, auto-sustentáveis. Onde, a educação e a percepção despontam como mecanismos de defesa do meio natural, podendo contribuir para a tão necessária reaproximação do homem com natureza. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |