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dc.creatorMachado, Paulo Romeu Moreira
dc.date.accessioned2008-07-18
dc.date.available2008-07-18
dc.date.issued2008-04-23
dc.identifier.citationMACHADO, Paulo Romeu Moreira. Esters fuels in diesel engines under pre-heating conditions and varying injection timing. 2008. 163 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3568
dc.description.abstractThe renewed interest in energy for biomass is supported by the need for different energy sources and the need to protect the environment. Recently, because of increases in crude oil prices, limited resources of fossil oil and environmental concerns there has been renewed focus on vegetable oils and animal fats to make a biodiesel fuel. What is known as biodiesel (methyl or ethyl esters) is a vegetable oil or animal fat chemically treated to replace traditional diesel fuel. Performance parameters and exhaust emissions of a diesel engine fuelled with sunflower and beef tallow ethyl esters and a blend of ethyl and methyl esters, subjected to pre-heating at two temperatures ranges, namely T55 (50 to 60ºC) and T75 (70 to 80ºC), in order to lower its viscosities, have been investigated. Tests were carried out at full load conditions in a four cylinders, four-stroke indirect injection diesel engine. Engine tests, short-term, were conducted at a range speed from 1900 to 4400 rpm. The injection timing was retarded from the manufacturer s recommended setting. The tests were carried out using the same engine and test procedures so that comparative assessments may be made. The tests data were used for evaluating the brake power, exhaust gas temperatures, specific fuel consumption and gaseous emissions. The analysis of the results determined that the level of pre-heating have influence on the performance for used esters. The tests performed at T55 showed the best values of torque (N.m), power (kW) and specific fuel consumption (g.kW-1.h-1) that the tests performed at T75. The bests experiments results were obtained with sunflower ethyl ester and the blend containing 50,0% sunflower ethyl ester and 50,0% beef tallow methyl ester, at -2º BTDC and T55 temperature range. The findings showed that, by using biodiesel, harmful emissions (CO, HC and NOx) can be reduced to some extent of B2 by adjusting the injection pump timing properly and pre-heating of fuel.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiocombustíveispor
dc.subjectBiodieselpor
dc.subjectÉster etílicopor
dc.subjectSebopor
dc.subjectGirassolpor
dc.subjectPré-aquecimentopor
dc.subjectMotor dieselpor
dc.subjectBiofuelseng
dc.subjectEthyl estereng
dc.subjectTalloweng
dc.subjectSunflowereng
dc.subjectPreheatingeng
dc.subjectDiesel engineeng
dc.titleÉsteres combustíveis em motor de ciclo diesel sob condições de pré-aquecimento e variação no avanço de injeçãopor
dc.title.alternativeEsters fuels in diesel engines under pre-heating conditions and varying injection timingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO renovado interesse por energia da biomassa é apoiado na necessidade de fontes alternativas de energia e de proteção ambiental. Recentemente, devido ao aumento dos preços do óleo cru, a limitação de seus recursos e as questões relacionadas ao ambiente, um renovado foco passou a existir sobre os óleos vegetais e gorduras animais para produção de um biodiesel combustível. O que é conhecido como biodiesel (éster metílico ou etílico) é um óleo vegetal ou gordura animal tratado quimicamente para substituir o combustível diesel tradicional. Parâmetros de desempenho e emissões de exaustão foram investigados para um motor diesel alimentado com ésteres etílicos de óleo de girassol e de sebo bovino e por uma mistura composta pelo éster etílico de óleo de girassol e pelo metílico de sebo bovino numa proporção volumétrica igual (50,0%+50,0%). Os ésteres estavam sujeitos ao pré-aquecimento segundo duas faixas de temperaturas, chamadas de T55 (50 a 60ºC) e T75 (70 a 80ºC), como forma de redução da viscosidade. Os testes foram conduzidos sob condição de carga máxima em um motor diesel de quatro cilindros, quatro tempos e de injeção indireta de combustível. Os ensaios de curta duração foram efetuados em uma faixa de rotações compreendida entre 1900 e 4400 rpm. O ponto de avanço de injeção foi atrasado em relação ao ponto original recomendado pelo fabricante. Os testes foram conduzidos utilizando o mesmo motor e os mesmos procedimentos de testes para permitir a comparação dos valores obtidos. Nos ensaios foram obtidos os valores de potência, torque, consumo específico de combustível e gases de exaustão. A análise dos resultados indica que o nível de pré-aquecimento tem influência sobre o desempenho dos ésteres utilizados. Os ensaios conduzidos à T55 mostraram melhores valores para torque (N.m), potência (kW) e consumo específico de combustível (g.kW-1.h-1) que os testes executados à T75. Os melhores resultados do experimento foram obtidos pelo éster etílico de girassol e pela mistura contendo 50,0% de éster etílico de girassol e 50% de éster metílico de sebo bovino, sob 2º (P2) de atraso no ponto de injeção e aquecidos na faixa de temperaturas de T55. Os resultados indicam que, pelo uso do biodiesel, as emissões prejudiciais (CO, HC e NOx) podem ser reduzidas aos mesmos níveis do B2 através do ajuste apropriado do ponto de avanço da injeção e o pré-aquecimento do combustível.por
dc.contributor.advisor1Schlosser, José Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575023987760421por
dc.contributor.referee1Tillmann, Carlos Antonio da Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6907519513433053por
dc.contributor.referee2Limberger, Inacio da Fontoura
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6963198964708703por
dc.contributor.referee3Michels, Ademar
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6488727427835560por
dc.contributor.referee4Dallmeyer, Arno Udo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410822186320216por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380520135295089por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Agrícolapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor


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