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dc.contributor.advisorMagnago, Karine Faverzani
dc.creatorSchmidt, Wilian
dc.date.accessioned2014-08-14T13:53:24Z
dc.date.available2014-08-14T13:53:24Z
dc.date.issued2011-08-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/357
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a theoretical reflection on the relationship between geometry, studied in mathematics, and molecular geometry, studied in chemistry through the standpoint of semiotic representation registers Raymond Duval and Mathematical Modeling. To this end, molecular models were constructed using materials such as styrofoam balls, toothpicks and plastic straws so that research could be applied in a public school without implying high costs. An analysis was made on the models constructed by students through the ability that they had to use different registers to represent the objects of study. Thus, one can verify the presence of the main assumptions by Duval for the application of research as well as was possible to use mathematical modeling in the educational field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria molecularpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.titleModelagem matemática: um estudo das relações entre a geometria e as geometrias molecularespor
dc.title.alternativeMathematical modeling: a study of relations between the geometry and molecular geometryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor uma reflexão didática sobre as relações entre a Geometria, estudada em Matemática, e as Geometrias Moleculares, estudadas em Química, através do ponto de vista dos registros de representação semiótica de Raymond Duval e da Modelagem Matemática. Para tanto, modelos moleculares foram construídos utilizando-se materiais como esferas de isopor, palitos e canudos plásticos para que a pesquisa pudesse ser aplicada em uma escola pública sem implicar em gastos elevados. Foi feita uma análise sobre os modelos construídos pelos alunos através da capacidade que os mesmos apresentaram de utilizar diferentes registros para representar os objetos de estudo. Assim, pode-se verificar a presença dos principais pressupostos estabelecidos por Duval durante a aplicação da pesquisa, bem como foi possível utilizar a Modelagem Matemática no âmbito educacional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Educação Matemática [18]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

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