dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Schmidt, Maria Cristina Cezimbra | |
dc.date.accessioned | 2014-08-14T14:41:19Z | |
dc.date.available | 2014-08-14T14:41:19Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/360 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - Proeja, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The portals are mostly educational and public places that have free articles, publications,
activities, exercises, and suggestions for classroom materials for consultation, provided
by expert panels aimed at the democratization of education. This thesis aimed to
investigate by means of a literature review, and an Internet search, e-education portal that
matched the criteria of navigability (if the site has easy navigation), usability (if the site is
easy to handle), simplicity (if the site is simple and proves to be efficient and effective),
readability (the way of transmission is comfortable, pleasant and appropriate to the audience)
and audible and visual resources, as well as help for the teacher. First we carried out
a literature review, as a method involving the selection, reading and analyzing texts relevant
to the job. After review of literature became an Internet search looking for
addresses educational portals that matched the criteria mentioned above. Found
multiple portals that met these criteria. It is hoped this work, provide teachers,
especially PROEJA elements to transform their classrooms, and also seeks to
encourage teachers to pursue a continuing education that is of utmost importance for
all professionals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Portais educacionais | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.title | Portais educacionais: contribuições da internet para as aulas do Proeja | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Os portais educacionais são em sua maioria, locais de acesso público e gratuito que possuem artigos, publicações, atividades, exercícios, sugestões de aula e materiais para consulta, disponibilizados por grupos de especialistas que visam à democratização da educação. Esta monografia teve por objetivo investigar por meio de uma revisão de literatura, e uma pesquisa na Internet, endereços de portais educacionais que correspondessem aos critérios de navegabilidade (se o site possui uma fácil navegação), usabilidade (se o site é de fácil manipulação), simplicidade (se o site é simples e demonstra ser eficiente e eficaz), legibilidade (a forma de transmissão das informações é confortável, agradável e adequada ao público-alvo) e recursos sonoros e visuais, assim como ajuda para o professor. Primeiramente realizou-se uma revisão de literatura, por ser um método que implica a seleção, leitura e análise de textos relevantes ao trabalho. Após a revisão de literatura fez-se uma pesquisa na Internet a procura de endereços de portais educacionais que correspondessem aos critérios citados anteriormente. Foram encontrados vários portais que atenderam a estes critérios. Espera-se, com este trabalho, fornecer aos professores, especialmente do PROEJA, elementos para que transformem suas aulas, e também procura-se incentivar os professores para que estes busquem uma formação continuada que é de extrema importância para todos os profissionais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |