dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Silva, Karina Fernandes Dutra da | |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T11:59:23Z | |
dc.date.available | 2014-08-15T11:59:23Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/362 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of research carried out in the Course of Specialization in
Educational Management from the Universidad Federal de Santa Maria (UFSM),
Organization and Management School – Distance Education (ED), it was titled: “The
role of the management team forward to learning difficulties”. It was therefore
necessary to study learning disabilities, with regard to its definition, classification and
causes. Aimed at knowing what is the work of the management team at the difficulty
of learning, checking its perception of it. For this study, we chose to develop a field
research with a qualitative approach. Data collection took place through semistructured
interviews with teachers from different schools to school management.
The procedure used for data analysis was content analysis. It was found so that
there are numerous challenges that cut across the path of the management team at
the difficulties of learning. It was then, the importance of management to be
committed not only with administrative issues but also issues concerning the
teaching learning process in a democratic and conscious. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Equipe diretiva | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | O papel da equipe diretiva frente as dificuldades de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | The role of directors team forward to learning difficulties | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de investigação realizada no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gestão e Organização Escolar Educação a Distância (EaD), a mesma teve como tema: O papel da equipe diretiva frente às dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, foi necessário o estudo das dificuldades de aprendizagem, no que se refere, a sua definição, classificação e causa. Teve como objetivo conhecer qual é o trabalho da equipe diretiva frente às dificuldades de aprendizagem verificando a sua concepção acerca da mesma. Para a realização deste estudo, optou-se por desenvolver uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através da entrevista semi-estruturada, com professoras pertencentes a gestão escolar de diferentes escolas. O procedimento utilizado para análise dos dados foi de Análise de Conteúdo. Constatou-se assim, que são inúmeros os desafios que perpassam a trajetória da equipe diretiva diante das dificuldades de aprendizagem. Percebeu-se então, a importância da gestão estar comprometida não só com questões administrativas, mas também com questões pedagógicas referentes ao processo ensino aprendizagem de forma democrática e consciente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |