Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSchumann, Simone Carneiro
dc.date.accessioned2014-08-15T15:09:38Z
dc.date.available2014-08-15T15:09:38Z
dc.date.issued2011-07-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/369
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work was conducted at the Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda , with students from kindergarten class, level II, aims to enable the students to knowledge, sense of values, active interest and attitudes needed to respect, protect and improve the environment, alerting on the problem of the large production of waste and the need for conscious consumption. As methodological strategies, moments of conversation, exploitation films, stories, songs and activities addressed were used. As a way to record, recycling materials and making toys and musical instruments, experiments with waste, and brochure designs, emphasizing the importance of recycling such waste were developed. Data analysis agrees with the theoretical framework, confirming the idea that the child learns through play activities and expands their knowledge through interaction and socialization mediated by the intervention of the educator, it offers subsidies for students to analyze and to contribut for the conservation of the environment. Environmental Education in Early Childhood Education contributes to the construction of new visions and attitudes towards nature, others and themself.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectLúdicopor
dc.titleNovas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantilpor
dc.title.alternativeNew ways to play respecting nature: a work of recycling in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, com alunos da turma de Jardim, nível II, objetiva possibilitar aos educandos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente, alertando-os sobre o problema da grande produção de resíduos e a necessidade de consumo consciente. Como estratégias metodológicas, foram utilizados momentos de conversas, exploração de filmes, histórias, músicas e atividades dirigidas. Como forma de registro, foi desenvolvida reciclagem de materiais e confecção de brinquedos e instrumentos musicais, experiências com resíduos, desenhos e cartilha, enfatizando a importância da reciclagem desses resíduos. A análise dos dados concorda com o referencial teórico, confirmando a ideia de a criança aprende através de atividades lúdicas e amplia seus conhecimentos por meio de interações e socializações mediadas pela intervenção do educador, quando oferece subsídios para que os educandos analisem e contribuam para a conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental trabalhada na Educação Infantil contribui para a construção de novos olhares e atitudes para com a natureza, os outros e consigo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples