dc.contributor.advisor | Dotto, Dalva Maria Righi | |
dc.creator | Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes | |
dc.date.accessioned | 2014-02-03 | |
dc.date.accessioned | 2014-02-03T16:46:21Z | |
dc.date.available | 2014-02-03T16:46:21Z | |
dc.date.issued | 2013-01-05 | |
dc.date.submitted | 2014-02-03 | |
dc.identifier.other | UFSM / CCSH / EGP / 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/36 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The Best Early Childhood Program is a public policy of the State of Rio Grande do Sul and can be considered a facilitator of the learning process by contemplating planned activities individually, respecting the child's developmental level and considering their capabilities and potentialities. The areas of knowledge can be stimulated with the practice of playfulness, or learn through play and this is done and / or suggested to families served by Early Childhood Program Best. The child is unique and its construction takes place in the first years of life and for this reason it is so important to care for your early childhood development. In this context stimulation meets the different aspects of their development. We examined how the program is being seen by the families met in the city of Cacequi and sought to evaluate the effects of this on children assisted, based on the analysis of a questionnaire that was answered by families. As a result it was found that families benefit from the Early Childhood Program Best noted positive effects on their children in different areas of development such as motor coordination, especially in language and reasoning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.relation.ispartofseries | BR-StUFS;00070910 | |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Estimulação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | Programa primeira infância melhor | por |
dc.title.alternative | Kindergarten program better | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização - EaD | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública do Estado do Rio Grande do Sul e pode ser considerado um agente facilitador do processo de aprendizagem por contemplar atividades planejadas individualmente, respeitando o nível de desenvolvimento da criança e considerando suas capacidades e potencialidades. As áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da ludicidade, ou seja, aprender brincando e isto é feito e/ou sugerido às famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor. A criança é única e sua construção se dá nos primeiros anos de vida e, por este motivo, é tão importante o cuidado em seu desenvolvimento na primeira infância. Neste contexto a estimulação atende aos diferentes aspectos do seu desenvolvimento. Este estudo objetivou verificar a forma como o Programa está sendo visto pelas famílias atendidas na cidade de Cacequi e buscou avaliar os efeitos deste nas crianças assistidas, baseando-se na análise de um questionário que foi respondido pelas famílias. Como resultado constatou-se que as famílias beneficiadas pelo Programa Primeira Infância Melhor notaram reflexos positivos em suas crianças nas diversas áreas de desenvolvimento como: coordenação motora, linguagem e principalmente no raciocínio. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |