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dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorPenteado, Luana Montagner Pires
dc.date.accessioned2014-08-18T14:45:28Z
dc.date.available2014-08-18T14:45:28Z
dc.date.issued2010-04-01
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/374
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe teaching of Spanish language can be thought as a possible and effective interdisciplinary tool in the practice of the environmental education. If we consider the Spanish as one of the most widely spoken languages in the news and that its use allows both new forms of learning and the promotion of education less fragmented, the present work, in the light of the Spanish language as a means or vector, an awareness of environmental issues in the school. This work was carried out by performing a literature reflective, which was considered the relevance of language as a mediator of human communication. In addition, students at 6th and 8th grades of the State Institute of Education Tiaraju from São Sepé - RS worked a material in Spanish involving earthly identity of the student's perspective of the environment and its preservation. Therefore, we tried to sharpen the thinking of students about the environmental problems they see in their lives and what possible actions that should be applied in the process of softening the impact humans are having on the environment. The study showed that the teaching of environmental education to be an applicant to practice or routine education, or be incorporated as a routine action and advise that the Spanish language can contribute to it, discussing and reflecting the attitudes and environmental values society. Thus, we can see that students recognize the human impact on the environment, but require actions to facilitate the process, the internalization, much of the actual execution of environmental education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleA língua espanhola como ferramenta para prática da educação ambientalpor
dc.title.alternativeSpanish as a tool for the practice of environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO ensino da língua espanhola pode ser pensado como uma possível ferramenta interdisciplinar para efetivação de uma constante em educação ambiental. Considerando que a língua espanhola é uma das línguas mais faladas na atualidade e que a sua utilização permite, tanto novas formas de aprendizado, quanto a promoção de uma educação menos fragmentada, o presente trabalho busca, à luz da língua espanhola como meio ou vetor, uma sensibilização das questões ambientais na realidade escolar. O presente trabalho foi desenvolvido realizando-se um levantamento bibliográfico reflexivo, onde foi considerada a relevância da linguagem como mediadora da comunicação humana. Além disso, alunos de 6ª e 8ª séries do Instituto Estadual de Educação Tiaraju do município de São Sepé RS trabalharam um material didático em espanhol envolvendo a identidade terrena do aluno sob a perspectiva do meio ambiente e sua preservação. Portanto, procurou-se aguçar a reflexão dos educandos sobre os problemas ambientais que observam em suas vidas e quais possíveis ações que deveriam ser praticadas no processo de amenização do impacto que o ser humano causa ao meio ambiente. O trabalho mostrou que o ensino da educação ambiental precisa ser recorrente a uma prática/rotina educativa, ou seja, deve ser incorporada como uma ação cotidiana, além de sinalizar que a língua espanhola pode contribuir para isso, discutindo e refletindo as atitudes e valores ambientais da sociedade. Assim, pode-se observar que os alunos reconhecem a influência humana sobre o meio ambiente, no entanto carecem de ações que facilitem o processo, tanto de internalização, quanto de prática propriamente dita da educação ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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