dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Penteado, Luana Montagner Pires | |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T14:45:28Z | |
dc.date.available | 2014-08-18T14:45:28Z | |
dc.date.issued | 2010-04-01 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/374 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The teaching of Spanish language can be thought as a possible and effective
interdisciplinary tool in the practice of the environmental education. If we consider the
Spanish as one of the most widely spoken languages in the news and that its use
allows both new forms of learning and the promotion of education less fragmented,
the present work, in the light of the Spanish language as a means or vector, an
awareness of environmental issues in the school. This work was carried out by
performing a literature reflective, which was considered the relevance of language as
a mediator of human communication. In addition, students at 6th and 8th grades of
the State Institute of Education Tiaraju from São Sepé - RS worked a material in
Spanish involving earthly identity of the student's perspective of the environment and
its preservation. Therefore, we tried to sharpen the thinking of students about the
environmental problems they see in their lives and what possible actions that should
be applied in the process of softening the impact humans are having on the
environment. The study showed that the teaching of environmental education to be
an applicant to practice or routine education, or be incorporated as a routine action
and advise that the Spanish language can contribute to it, discussing and reflecting
the attitudes and environmental values society. Thus, we can see that students
recognize the human impact on the environment, but require actions to facilitate the
process, the internalization, much of the actual execution of environmental education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | A língua espanhola como ferramenta para prática da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Spanish as a tool for the practice of environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O ensino da língua espanhola pode ser pensado como uma possível ferramenta interdisciplinar para efetivação de uma constante em educação ambiental. Considerando que a língua espanhola é uma das línguas mais faladas na atualidade e que a sua utilização permite, tanto novas formas de aprendizado, quanto a promoção de uma educação menos fragmentada, o presente trabalho busca, à luz da língua espanhola como meio ou vetor, uma sensibilização das questões ambientais na realidade escolar. O presente trabalho foi desenvolvido realizando-se um levantamento bibliográfico reflexivo, onde foi considerada a
relevância da linguagem como mediadora da comunicação humana. Além disso, alunos de 6ª e 8ª séries do Instituto Estadual de Educação Tiaraju do município de São Sepé RS trabalharam um material didático em espanhol envolvendo a identidade terrena do aluno sob a perspectiva do meio ambiente e sua preservação. Portanto, procurou-se aguçar a reflexão dos educandos sobre os problemas ambientais que observam em suas vidas e quais
possíveis ações que deveriam ser praticadas no processo de amenização do impacto que o ser humano causa ao meio ambiente. O trabalho mostrou que o ensino da educação ambiental precisa ser recorrente a uma prática/rotina educativa, ou seja, deve ser incorporada como uma ação cotidiana, além de sinalizar que a língua espanhola pode contribuir para isso, discutindo e refletindo as atitudes e valores ambientais da sociedade. Assim, pode-se observar que os alunos reconhecem a influência humana sobre o meio ambiente, no entanto carecem de ações que facilitem o processo, tanto de internalização, quanto de prática propriamente dita da educação ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |