dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Portilho, Antoninho Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T17:31:37Z | |
dc.date.available | 2014-08-18T17:31:37Z | |
dc.date.issued | 2010-08-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/376 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The indiscriminate use of natural resources like water and soil require an immediate
paradigm shift. This change involves education.The educational process requires the
abandonment of highly theoretical content and a resumption of the practice.
Environmental Education as a transversal theme and plays an important role in these
changes. Teachers from all areas can and should use this "tool" to enrich their
interdisciplinary lessons and leave in the memory of his students the importance of
this issue. The practice leaves memories that the theory is not capable to realize.
When dealing with are two important issues such as water and soil, it might work
physical, chemical and biological, both jointly, as compartmentalized. It’s became a
field trip, both for collection as well as to perform practical activities, such as the
comprehension of materials, calculations, classification of different soil types and
aspects of the practice of interdisciplinary environmental education incorporated in
the teaching practices. Therefore, to analyze the chemical composition of samples of
soil and water is just one of many possibilities of enrichment classes that use
environmental education as a tool and proposed practical activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Água | por |
dc.subject | Solo | por |
dc.subject | Compostos químicos | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Métodos de uso do solo e composição química da água como ferramentas para educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Methods of soil use and chemical composition of water as environmental education tools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O uso indiscriminado de recursos naturais como água e solo requerem uma imediata mudança de paradigmas. Essa mudança passa pela educação. Seja ela formal ou informal, o processo educativo requer o abandono de conteúdos eminentemente teóricos e uma retomada da prática. A Educação Ambiental, como tema transversal, desempenha um importante papel nessas mudanças. Professores de todas as áreas podem e devem utilizar essa ferramenta interdisciplinar para enriquecer suas aulas e deixar registrado na memória de seus alunos a relevância deste tema. A prática deixa lembranças que a teoria não é capaz de fazer. Ao tratar-se de dois temas importantes, como água e solo, pôde-se trabalhar aspectos físicos, químicos e biológicos, tanto de forma conjunta, quanto compartimentalizada. Fez-se uma saída de campo, tanto para coleta, quanto para realização de atividades práticas, como análise de materiais, cálculos, classificação dos diferentes tipos de solo e de aspectos que a prática interdisciplinar da educação ambiental, inserida no ensino das ciências, permite. Portanto, analisar a constituição química de amostras de água e solo é apenas uma das inúmeras possibilidades de enriquecimento de aulas que utilizam Educação Ambiental como ferramenta e proposta de atividade prática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |