Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorPortilho, Antoninho Alves
dc.date.accessioned2014-08-18T17:31:37Z
dc.date.available2014-08-18T17:31:37Z
dc.date.issued2010-08-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/376
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe indiscriminate use of natural resources like water and soil require an immediate paradigm shift. This change involves education.The educational process requires the abandonment of highly theoretical content and a resumption of the practice. Environmental Education as a transversal theme and plays an important role in these changes. Teachers from all areas can and should use this "tool" to enrich their interdisciplinary lessons and leave in the memory of his students the importance of this issue. The practice leaves memories that the theory is not capable to realize. When dealing with are two important issues such as water and soil, it might work physical, chemical and biological, both jointly, as compartmentalized. It’s became a field trip, both for collection as well as to perform practical activities, such as the comprehension of materials, calculations, classification of different soil types and aspects of the practice of interdisciplinary environmental education incorporated in the teaching practices. Therefore, to analyze the chemical composition of samples of soil and water is just one of many possibilities of enrichment classes that use environmental education as a tool and proposed practical activity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectSolopor
dc.subjectCompostos químicospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleMétodos de uso do solo e composição química da água como ferramentas para educação ambientalpor
dc.title.alternativeMethods of soil use and chemical composition of water as environmental education toolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO uso indiscriminado de recursos naturais como água e solo requerem uma imediata mudança de paradigmas. Essa mudança passa pela educação. Seja ela formal ou informal, o processo educativo requer o abandono de conteúdos eminentemente teóricos e uma retomada da prática. A Educação Ambiental, como tema transversal, desempenha um importante papel nessas mudanças. Professores de todas as áreas podem e devem utilizar essa ferramenta interdisciplinar para enriquecer suas aulas e deixar registrado na memória de seus alunos a relevância deste tema. A prática deixa lembranças que a teoria não é capaz de fazer. Ao tratar-se de dois temas importantes, como água e solo, pôde-se trabalhar aspectos físicos, químicos e biológicos, tanto de forma conjunta, quanto compartimentalizada. Fez-se uma saída de campo, tanto para coleta, quanto para realização de atividades práticas, como análise de materiais, cálculos, classificação dos diferentes tipos de solo e de aspectos que a prática interdisciplinar da educação ambiental, inserida no ensino das ciências, permite. Portanto, analisar a constituição química de amostras de água e solo é apenas uma das inúmeras possibilidades de enriquecimento de aulas que utilizam Educação Ambiental como ferramenta e proposta de atividade prática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples