Clima organizacional e gestão democrática
Abstract
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós- Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho foi desenvolvido na Escola do Portão Amarelo (nome fictício), uma Escola Estadual, de Ensino Fundamental, situada no município de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo por objetivo principal analisar as influências da Gestão Escolar no Clima Organizacional. Especificamente, os objetivos foram: Estabelecer a relação entre a gestão escolar e o clima da organização escolar, Investigar a metodologia de trabalho adotada pela equipe de gestão escolar e Verificar qual a motivação, o desempenho e a satisfação dos envolvidos nesta instituição escolar . A metodologia adotada foi quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso. As técnicas de coleta de dados foram: leitura e análise de documentos da Instituição Escolar, observações na Escola, questionários estruturados, entrevistas abertas semi-estruturadas. O processo de pesquisa, suas definições metodológicas, a coleta de material e análise dos dados foram embasados em documentos legais da Educação Brasileira: Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Plano Nacional da Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação e em autores reconhecidos da área de Gestão Escolar SAVIANE (2008), CHIAVENATO (1994), SOUZA (2010) e GRACINDO (2009). A Gestão Escolar exerce influências no Clima Organizacional Escolar, pois a escola é o reflexo e consequência das metodologias de trabalho adotadas. Enfim, para haver um ótimo Clima Organizacional Escolar é essencial que os envolvidos sintam-se motivados, valorizados, confiantes no seu trabalho e apoiados, tanto pela equipe diretiva como pelas normas e regulamentos escolares. A fim de fomentar estes aspectos, é necessário trabalhar a gestão escolar de forma democrática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Escola estudada possui um Clima Escolar bom, tendo variações de satisfação significativas nos requisitos pesquisados, destacando como melhores as características: presença efetiva do diretor e trabalho em equipe, e como piores as características: ambiente escolar bem organizado e agradável e normas e regulamentos escolares.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]