Show simple item record

dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorSchünemann, Daniela da Rosa
dc.date.accessioned2014-08-18T19:07:20Z
dc.date.available2014-08-18T19:07:20Z
dc.date.issued2010-08-07
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/381
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe Preschool education is the first stage of school education. This work aims to introduce the reality of Environmental Education in Early Childhood Education through the development of Thematic with practical activities and teaching, so that the child being aware of environmental problems in their neighborhood and awoke the interest in environmental issues. This project began with a literature search and exploratory conducted between March and May 2010 to verify the feasibility of this proposal. The research was conducted in a School of Early Childhood Education at the periphery of the city of Cachoeira do Sul, south of Brazil. Were considered the opinion of 80 students aged between one and five years. Five Thematic containing educational learning activities and practices concerning the environment such as plants, animals, health, hygiene, water, care for the environment and where they live were worked. The proposal proved to be positive because the students showed much interest in the topic. They participated actively in all the activities with enthusiasm and dedication. With this study it is ended that the Environmental Education not only it can, but it should be developed with children in this age group, because, besides the same ones they be avid for new knowledge, the students of the school Pré presented the capacity to suggest of new activities, besides to discuss and to point possible solutions for the presented environmental problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCachoeira do Sulpor
dc.subjectTemáticaspor
dc.titleUma proposta pedagógica de conscientização ambiental na educação infantilpor
dc.title.alternativeA pedagogical proposal to conscientization of environmental education in preschooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar. Esta monografia teve como objetivo principal inserir a Educação Ambiental na realidade da Educação Infantil, através do desenvolvimento de temáticas com atividades prática6s e didáticas, a fim de que a criança tomasse conhecimento dos problemas ambientais de seu bairro e despertasse o seu interesse para as questões ambientais. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória desenvolvida entre março a maio de 2010, para verificar a viabilidade desta proposta. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola de Educação Infantil na periferia do município de Cachoeira do Sul. O público alvo foi 80 alunos com idades entre 1 e 5 anos. Foram desenvolvidas cinco temáticas contendo atividades didáticas e práticas referentes ao Meio Ambiente como: plantas, animais, saúde, hábitos de higiene, água, cuidados com o meio ambiente e com o local onde vivem. A proposta mostrou-se ser positiva, pois os alunos demonstraram muito interesse pelos temas abordados. Eles participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas com entusiasmo e dedicação. Com este estudo conclui-se que a Educação Ambiental não só pode, mas deve ser desenvolvida com crianças nesta faixa etária, pois, além das mesmas serem ávidas por novos conhecimentos, os alunos do pré escolar apresentaram a capacidade de sugerir novas atividades, além de discutir e apontar possíveis soluções para os problemas ambientais apresentados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.