O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
Visualizar/ Abrir
Data
2011-01-15Autor
Sanini, Marlise Eva Debortoli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho monográfico objetivou analisar as práticas pedagógicas do professor diretor da Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso, localizada em Espumoso/RS. Especificamente buscou-se compreender a importância do professor diretor conhecer e vivenciar os problemas enfrentados pela escola-instituição e conhecer a prática pedagógica do professor diretor no contexto da sala de aula em que atua. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, em que a coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por professores gestores que atuam na escola, pais e alunos da Escola Especial. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de conteúdo, no qual se constatou que o professor diretor ao exercer suas atividades em sala de aula propiciou a mudança de visão dos gestores da escola em focar as práticas pedagógicas na valorização das potencialidades dos alunos, reconhecendo a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de todos, e fazendo com que a sociedade reconheça a Escola Especial como um local de respeito as diferenças e de igualdade. Enfim, é fundamental destacar que o professor diretor é o rol do trabalho realizado em equipe, em que todos têm suas atribuições, mas este é o responsável pela boa organização do trabalho e da valorização das potencialidades daqueles que muitas vezes ferem o padrão da normalidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [952]