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dc.creatorLeão, Rosaura Maria Albuquerque
dc.date.accessioned2008-03-27
dc.date.available2008-03-27
dc.date.issued2007-11-19
dc.identifier.citationLEÃO, Rosaura Maria Albuquerque. THE READING IN TEXT BOOK IN PORTUGUESE LANGUAGE: OTHER WAYS OF SAYING THE SAME. 2007. 144 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3948
dc.description.abstractThe object of our research is the text books of Portuguese language used in the fundamental level of school, adopted by public schools in Brazil which are representatives of different decades covering approximately third years from the 70th decade till now. This linguistic materiality was chosen as the importance the didactic book assumed in teaching and learning process for the teachers as well as for the students. This thesis is supported in the theoretical Analyse du discours principles and the objective is to verify how the reading gesture discursivises the place of interpretation in these text books. From this perspective, there is no corpus ready to analyze and the linguistic marks are being looked for confronted with the materiality in a work of observation, description and interpretation. It was observed that almost totally of the activities of reading followed the content model and established a word by word relationship between thought/world/language in which the division between content and form is unrelated, taking the word in a ritual whose interpretation/comprehension is repetition of models in modeled activities with modeled answers making the reading a homogeneous activity. It is a model which opposed to the discursive parameters of reading in which the interpretation is meaning construction grasped by the subject/the learner through history. This model is found in very few of the didactic books analyzed. In fact, there is a kind of actualization of the activities proposed by other ways of saying the same.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectHistoricidadepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectHistoricityeng
dc.subjectDidactic bookeng
dc.titleA LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OUTRAS FORMAS DE DIZER O MESMOpor
dc.title.alternativeThe reading in text book in portuguese language: other ways of saying the sameeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoConstituem nosso objeto de pesquisa os livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental, adotados em escolas da rede pública de ensino e representativos de diferentes décadas que recobrem um período de aproximadamente 30 anos, da década de 70 até o presente momento. A escolha dessa materialidade lingüística fundamenta-se na importância que o livro didático assume no processo ensino-aprendizagem tanto para os professores quanto para os alunos. Esta tese apóia-se em princípios teóricos da Análise de Discurso e tem por objetivo verificar como o gesto de leitura discursivisa o lugar da interpretação em livros didáticos de língua portuguesa. Nesta perspectiva, não há corpus pronto à disposição do analista, e as marcas lingüísticas vão sendo recortadas no confronto com a materialidade, num trabalho de observação, descrição e interpretação. Assim, observou-se, nos recortes analisados, que a quase totalidade das atividades de leitura pautam-se pelo modelo conteudístico, em que se afirma a relação termo-atermo entre pensamento/mundo/linguagem, em que se divide de modo estanque conteúdo e forma, numa ritualização da palavra, cuja interpretação/compreensão é repetição de modelos em atividades padronizadas com resposta padronizadas, homogeneizando a leitura. É um modelo que se opõe aos parâmetros discursivos de leitura em que a interpretação é construção de sentidos apreendida pelo sujeito na história. Esse modelo está presente em raríssimas ocorrências no livro didático. Há, desse modo, uma atualização das atividades propostas em outras maneiras de dizer o mesmo.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Amanda Eloina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683532681929143por
dc.contributor.referee1Silva, Mariza Vieira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797402A7por
dc.contributor.referee2Dias, Cristiane Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809Z0por
dc.contributor.referee3Paula, Mirian Rose Brum de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796842P7por
dc.contributor.referee4Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708430A3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986650415384917por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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