dc.creator | Kessler, Themis Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-02-06 | |
dc.date.available | 2017-02-06 | |
dc.date.issued | 2008-06-04 | |
dc.identifier.citation | KESSLER, Themis Maria. THE DEAFNESS THAT MAKE ITSELF HEARS SUBJECT, LANGUAGE AND SENSES. 2008. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3951 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to understand discursively how sense effects about deafness become deaf subjects actions which affect their identification and constitution process as subjects by symbolic. The discursive corpus comprises oral transcript from four explicitation interviews with listener mothers about the theme of deafness, regarding their daily experience with deaf children. The discursive object is organized in four Discursive Thematic Blocks (DTB). Each block is constituted of discursive sequences of mother s discourse about deafness, the deaf subject, the
son/the daughter, the maternal function and language. The analytical procedure is based on the principles of French Discourse Analysis accordingly Michel Pêcheux orientation. From the analyses, we could observe, in listener mothers discourse about the deafness, the ambivalence effect; however, it carries also crystallized senses with relation to deficiency . When we observed in maternal discourse an
attempt to bring a new chain of senses, we noticed, at the same time, the reinforcement of previous chains: Clinical Discursive Formation and Listener Discursive Formation. Thus, mother s discourse about the deaf son promotes the
strengthening of the Clinical Discursive Formation circulation which fortifies senses related to Listener Discursive Formation. We understand that Listener Discursive Formation mobilizes the transparency effect concerning already-there senses, characterizing the return of the same, while the ambivalence effect installs
polysemy, the different, promoting an intercrossing between discourse and language, so that both senses circulate in maternal imaginary, not one or other .
Such discursive working shows the coexistence of opposite and simultaneous senses in mother s way of signifying which affect the family choices relating to inscribe the son/the daughter in a socially accepted order by symbolic. Among these choices is the orality. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Sentido | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Língua | por |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Senses | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.title | A surdez que se faz ouvir: sujeito, língua e sentido | por |
dc.title.alternative | The deafness that make itself hears subject, language and senses | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é o de compreender discursivamente como sentidos sobre surdez se transformam em atitudes junto a sujeitos surdos, produzindo efeitos em seus processos de identificação e constituição como sujeitos no simbólico. Como
recurso metodológico, organizamos o recorte discursivo a partir de um corpus bruto formado por material escrito obtido por intermédio de entrevistas de explicitação, sobre o tema da surdez, realizadas com quatro mães ouvintes, a partir de sua vivência com filhos surdos. O objeto discursivo foi organizado em quatro Blocos Discursivos Temáticos (BDT). Cada um dos blocos está formado por seqüências
discursivas do discurso materno sobre a surdez, o surdo, o filho, a função materna, a língua e a linguagem. O procedimento analítico se processou com base no que
propõe a Análise de Discurso de orientação pecheutiana. As análises proporcionaram a compreensão de que os sentidos do discurso de mães ouvintes sobre o tema estudado remetem ao efeito de ambivalência no qual deslizam discursivamente, mas retornam aos sentidos de deficiência já cristalizados. Ao
tentar trazer uma cadeia de significação nova, o discurso materno, como efeito, reforça cadeias anteriores, simultaneamente, da Formação Discursiva Clínica e da
Formação Discursiva Ouvinte. Desta maneira, o discurso materno sobre o filho surdo promove socialmente o fortalecimento da circulação dos sentidos da Formação Discursiva Clínica que, por sua vez, recrudesce sentidos da Formação Discursiva Ouvinte. Entendemos que os sentidos da Formação Discursiva Ouvinte remetem ao efeito de transparência levando em conta o sentido já-aí ,
caracterizando o retorno ao mesmo, enquanto o efeito de ambivalência instala a polissemia, o diferente, promovendo um enlaçamento entre discurso, língua, fazendo circular ambos os sentidos no imaginário materno, não um ou outro. Este
funcionamento discursivo explicita haver na significação materna uma coexistência de sentidos opostos e simultâneos atuando nas escolhas que a família faz em busca de inscrever o filho numa ordem socialmente aceita, via simbólico. Entre
estas escolhas situa-se a oralidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Scherer, Amanda Eloina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787503Z9 | por |
dc.contributor.referee1 | Payer, Maria Onice | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707106A4 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Ana Paula Ramos de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3 | por |
dc.contributor.referee3 | Corrêa, Marcia Cristina | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703628Z5 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |