Mostrar registro simples

dc.creatorWerlang, Gérson Luís
dc.date.accessioned2009-08-05
dc.date.available2009-08-05
dc.date.issued2009-04-24
dc.identifier.citationWerlang, Gérson Luís. The music in the works of Erico Verissimo: polyphony, humanism and social criticism. 2009. 328 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3959
dc.description.abstractThis study intends to analyze the many different conections between music and literature that exist in the works of the brazilian writer Erico Verissimo. Music acquired a diversity of uses in his work, as a vehicle for social criticism, as long as the psychological portrait of characters. The desire to expand the conections between music and literature led the writer to search for interfaces between the areas, and the use of the counterpoint technique, in a personal approach, has developed new uses for it. Also the faith in better days for humanity led him to use music as a vehicle to humanism in his literary works.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectErico Verissimopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectPolifonia musicalpor
dc.subjectCrítica socialpor
dc.subjectHumanismopor
dc.subjectErico Verissimoeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectSocial criticismeng
dc.subjectMusical polyphonyeng
dc.subjectCounterpointeng
dc.subjectHumanismeng
dc.titleA música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica socialpor
dc.title.alternativeThe music in the works of Erico Verissimo: polyphony, humanism and social criticismeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese se propõe a analisar o papel desempenhado pela música na obra do escritor Erico Versissimo. A diversidade de usos que ela adquiriu ao longo da carreira do escritor, e o espaço que ocupa dentro de sua obra são objetos deste estudo. A música como veículo para a crítica social, assim como para a caracterização psicológica de personagens, de cidades e situações. O desejo de expandir as conexões entre a música e a literatura levou o escritor à busca de interfaces entre as duas áreas, e à utilização da técnica do contraponto, que ele desenvolveu numa abordagem pessoal e à qual deu novos usos e possibilidades. Também a fé que o escritor possuía em dias melhores para a humanidade proporciona outro tipo de análise, do uso da música como veículo para a expressão do humanismo em sua obra.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Cornelsen, Elcio Loureiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2420574923794536por
dc.contributor.referee2Bordini, Maria da Gloria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9958608704751689por
dc.contributor.referee3Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773425081130876por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962194447635657por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples