A história de instrumentos lingüísticos no Sul: o lugar de Celso Pedro Luft
Resumo
Objetivando recuperar uma parte da história do processo de produção de instrumentos lingüísticos no sul do Brasil, trabalhamos com um sujeito que ocupou principalmente as posições de sujeito-professor e sujeito-gramático: Celso Pedro
Luft. Vamos analisar seus textos procurando relacionar o que ali é dito com as condições de produção a que esteve direta ou indiretamente relacionado: i) sendo de família de origem alemã e conseqüentemente tendo como língua materna o
alemão, sofreu conseqüências de políticas públicas desfavoráveis tanto quanto à sua cultura como quanto à língua; ii) sua convivência com as significativas diversidades ocorridas na sociedade brasileira, em virtude da ascensão de uma burguesia industrial, do crescimento de uma camada social média heterogênea, da chegada de um considerável contingente de imigrantes. Acresça-se a isso todos os
percalços de uma política pública interna e dos reflexos de duas grandes guerras mundiais; iii) as diversas demandas políticas, econômicas e sociais das instituições voltadas para a veiculação de conhecimentos; iv) a contemporaneidade de
importantes movimentos relativos aos estudos da linguagem sobre a língua dentre as quais Celso Pedro Luft precisou posicionar-se, e as várias tentativas de reforma e
modernização do sistema educacional do país. Interessa-nos a partir da análise de suas obras e das condições de produção em que se insere interpretar ambas, vida e obra, por serem inseparáveis. Tendo por objetivo historiar sua participação nos
estudos lingüísticos adotamos, para análise, como corpus, textos de quatro publicações suas, situadas historicamente dos anos 50 aos anos 80 do século XX: Guia Ortográfico, Gramática Resumida, Moderna Gramática Brasileira e Língua e
Liberdade.Tendo como ponto de partida a observação de todos esses fatos, procuramos ir além das evidências dos textos procurando interpretar e analisar o discurso de Celso Pedro Luft a partir de conceitos teóricos da Análise de Discurso e da História das Idéias Lingüísticas. Por outro lado, revisitamos as lingüísticas de base saussuriana e chomskyana por apresentarem as teorias em que Celso Pedro Luft se apoiou.Da procura por sintetizar, em um parágrafo, a questão teórica para a qual esta tese procura respostas, resultou: De que maneira políticas públicas de línguas são determinantes para que um adolescente de origem alemã se torne um
professor de Língua Portuguesa e, posteriormente, um gramático, contribuindo com sua produção pedagógica e acadêmica para a história de instrumentos lingüísticos
no Rio Grande do Sul com repercussão nacional?