Curvas perigosas: a representação da subjetividade nos cartuns de Maitena
Resumo
Utiliza-se, nesta pesquisa, o método de comparação qualitativa de elementos discursivos, enunciativos e imagéticos para se verificar como as representações das feminilidades e das masculinidades são veiculadas pela mídia impressa nos cartuns Curvas Perigosas, na revista Cláudia. Os pressupostos teóricos utilizados para sustentar esta pesquisa associam algumas teorias de gênero (SCOTT, 1995; BOURDIEU, 2006; BUTLER, 2008) à multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN, 1996) e à enunciação da subjetividade na linguagem com a teoria de Kerbrat-Orecchioni (1980). Dessa forma, analisam-se as representações sociais na linguagem, considerando-se as avaliações feitas pela enunciadora/Maitena cujas temáticas, neste trabalho, são construídas pela manutenção de estereótipos e manifestações de sexualidade. Essa subjetividade é avaliada, a partir
do contexto de recepção desses cartuns por mulheres e homens das camadas médias urbanas (GOLDEMBERG, 2004), bem como se avaliam as relações de gênero subordinadas aos processos sociais, considerando-se que os paradigmas culturais de gênero são referenciais que estruturam toda
a vida dos indivíduos, determinando seus discursos e suas condutas. Assim, por não haver clareza na literatura existente em relação aos gêneros discursivos humorísticos, e por existirem muitas dificuldades terminológicas e imprecisões lexicais, propõe-se uma definição clara e objetiva do gênero
discursivo/humorístico/multimodal cartum, a qual, devido às suas implicações didáticas, pode auxiliar professores/as e alunos/as a participarem da construção de novos conhecimentos bem como a resistirem às desigualdades existentes as quais sempre foram incutidas e tornadas naturais a fim de conformar as condutas de mulheres e homens. Para tanto, já que se vive em um mundo dominado
por dispositivos visuais e tecnologias da representação, deve-se possibilitar experiências reflexivas críticas que permitam a todos terem a compreensão de como os discursos influem em seus pensamentos e sentimentos, em suas ações, bem como refletir sobre suas identidades e contextos sócio-históricos.