Análise crítica de gêneros de popularização da ciência da área de informática no jornal Zero Hora (2009)
Resumo
O presente estudo procura investigar, sob a ótica da Análise Crítica de Gênero
(MEURER, 2002; 2006; MOTTA-ROTH, 2005; 2006) e com base em estudos sobre
ciência e sua popularização (SOUZA SANTOS, 2006; VOGT, 2003; 2010; MOTTAROTH,
2009; 2010), a configuração dos textos que popularizam pesquisas da área
de Informática, tentando identificar as condições de produção, distribuição e
consumo no jornal Zero Hora. Este estudo se fundamenta na importância de analisar
discursos para qualificar o ensino de linguagem. Como professora de língua
materna, entendo que devo posicionar-me como analista do discurso para contribuir
na formação crítica de estudantes da Educação Básica. A Análise Crítica de Gênero
articula três aportes teóricos de vertentes sociais dos estudos da linguagem: a
Socior-retórica (SWALES, 1990; 2004) a Linguística Sistêmico-Funcional
(HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; HASAN, 1989) e a Análise Crítica do Discurso
(FAIRCLOUGH, 1992; 1999; 2001; 2002; 2003). O corpus da pesquisa é composto
por 27 textos de popularização da ciência, da área de Informática, publicados na
seção de Economia do jornal Zero Hora em 2009. Os procedimentos analíticos
adotados envolveram o estudo do contexto e do texto. Na análise contextual,
realizada a partir da seleção de estudos bibliográficos, de dados documentais
disponíveis no site do jornal e de entrevista realizada com o produtor da seção de
Economia da mídia em estudo, procuro identificar e interpretar o contexto de cultura
e de situação do jornal Zero Hora. Na análise textual, descrevo e interpreto como se
configuram duas categorias analíticas: a organização retórica e a intertextualidade.
Os resultados indicam que o jornal Zero Hora produz notícia, reportagem e
infomercial, um gênero híbrido (FARICLOUGH, 2001, p. 149) que mescla
características dos gêneros notícia e de anúncio, na recontextualização de relatos
de conclusões de pesquisas da área de Informática. Esses eventos discursivos são
considerados gêneros híbridos por combinarem marcas do discurso jornalístico, do
científico, do pedagógico e que apontam para uma abordagem de comodificação.