O estresse ocupacional dos docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X
Abstract
Os profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X são profissionais formados em nível superior e especialistas, com baixos salários e convivem com a falta de investimentos nas escolas. O presente estudo tem por objetivo geral: avaliar o nível de estresse ocupacional dos docentes. E como específicos: traçar o perfil, conhecer alguns hábitos e identificar alguns sentimentos e comportamentos dos docentes. Para o alcance dos mesmos foi realizada uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, de enfoque qualitativo. Foi utilizado o questionário composto por uma versão reduzida do Occupational Stress Indicator. Onde os resultados revelaram que mais de 40,33% das docentes têm a personalidade do tipo A, mais propensa ao estresse; o tipo AB predomina (42%) mostrando flexibilidade de opinião, racionalidade, organização e possui facilidade para realizar várias atividades ao mesmo tempo. A associação do estudo da personalidade com o estudo do lócus de controle permitiu observar que as docentes pesquisadas são mais propensas ao estresse no trabalho relativo à gestão escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]