Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorFicagna, Roselaine Casagrande
dc.date.accessioned2014-09-02T14:59:44Z
dc.date.available2014-09-02T14:59:44Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/412
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe democratic management is theme of analysis and much discussion among the education scholars nowadays. The present monographic research carried out with teachers and managers of municipal and state schools has as basis the qualitative focus and tries to understand the prominence of the political pedagogical project for the building of a democratic management, and the challenges found by the manager to promote the participation of the school community segments in its actions. In the present context one can observe the need of a dynamic manager, daring, creative and engaged to the building of the school project. One can realize that the articulation of the manager with the school community, based on the principles of interaction and democracy, is , to a certain extent, a reality in the researched schools, contributing positively to the growth and the obtainment of results which will make the school into reference of quality, a successful school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleO projeto político-pedagógico e sua importância em uma gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe importance of the political pedagogical project in a democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão democrática é temática de análise e muita discussões entre os estudiosos da educação na contemporaneidade. A presente pesquisa monográfica realizada com professores e gestores de escolas estaduais e municipais do município de Liberato Salzano situado ao norte do Rio Grande do Sul embasa-se no enfoque qualitativo e busca compreender a importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma gestão democrática e os desafios encontrados pelo gestor para promover a participação dos segmentos da comunidade escolar em suas ações. No contexto atual, observa-se a necessidade de um gestor dinâmico, ousado, criativo e comprometido com a construção coletiva do projeto da escola. Nota-se que a articulação do gestor com a comunidade escolar, norteada pelos princípios de interação e democracia, é, em certa medida, uma realidade nas escolas pesquisadas, contribuindo positivamente para o crescimento e obtenção de resultados que tornará a escola uma referência de qualidade, uma escola de sucesso.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples