Desafios e possibilidades da gestão educacional na perspectiva cidadã
Resumo
No presente trabalho monográfico, visa-se abordar os desafios e as possibilidades da gestão escolar na perspectiva da escola cidadã. É partindo desse enfoque que se buscou, nesta pesquisa, investigar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Nesse contexto, analisou-se a postura do gestor no cotidiano escolar e indicaram-se possíveis intervenções da gestão democrática diante dos obstáculos encontrados no âmbito escolar. Para tanto, ampara-se nossa investigação na abordagem qualitativa, em que o estudo de caso, a observação participante e sistemática e a pesquisa bibliográfica forneceram os subsídios necessários para a possível compreensão do contexto social investigado, como também, os sujeitos envolvidos neste estudo. Para a pesquisa de campo utilizou-se a entrevista semi-estruturada com registros orais e escritos. No diálogo com os sujeitos da pesquisa entrelaçado com referencial teórico estudado, constatou-se que o trabalho do gestor depende do empenho e do saber-fazer pedagógico dos
demais participantes do conjunto. É função do gestor propor tarefas instigantes, provocadoras e, ao mesmo tempo, viáveis, a fim de promover uma perspectiva ampliada de participação com os sujeitos envolvidos no espaço escolar. É preciso acionar todos os conhecimentos, além de manter a persistência para despertar o interesse e a vontade de todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]