Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorPedebos, Margarete de Fátima Tiecher
dc.date.accessioned2014-09-08T12:42:23Z
dc.date.available2014-09-08T12:42:23Z
dc.date.issued2007-11-24
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/438
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe Inclusive Education is undoubtedly one of the biggest challenges of the educational system. Developed in the 70, the Inclusive Education involves much more than a student with special needs, it also involves the family, school and society. So this is the focus of this study: the inclusion of deaf students in the regular class. With this work, search is examining the circumstances interactive those students down with their teachers and fellow listeners inside the classes of the network of regular education. Thus, it is intended to examine as has been given to these students insertion in the context of the common class where most students is listener, speaker and user of a language verbally articulated and captured auditivamente. It is believed that this language brings impacts regarding possibilities for interaction, communication and construction of knowledge by the deaf, as the language of signs, as they are known, are articulated by signs and captured visually. Finally, the study is focused on the impact of these circumstances involving nonexistence of a common language territory, with consequences for the explanation of ideas and dialogue authentic, mainly because school teachers are unprepared to meet this clientele.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectEscola regularpor
dc.titleA interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivopor
dc.title.alternativeThe interaction surdo-ouvintes in space school inclusiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoA Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos surdos na classe regular. Com este trabalho, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas ouvintes no interior das classes da rede regular de ensino. Assim, pretendese examinar como tem se dado a inserção desses alunos no contexto da classe comum em que a maioria dos alunos é ouvinte, falante e usuário de uma língua articulada verbalmente e captada auditivamente. Acredita-se que essa situação lingüística traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento por parte do surdo, pois as línguas de sinais1, como bem se tem conhecimento, são articuladas por sinais e captadas visualmente. Enfim, o estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a nãoexistência de um território lingüístico comum, com conseqüências para a explicitação de idéias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender essa clientela.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples