Afeto e autoestima: fatores primordiais para a aprendizagem de pessoas com necessidades eduacionais especiais
Abstract
Ao enfatizar a importância do afeto e da auto-estima, o artigo pretende dimensionar o significado para a pessoa com necessidades especiais de ser amada, valorizada e respeitada. Através da análise das opiniões de educadores e alunos salienta-se o fato da influência que exerce na aprendizagem o assunto em questão. Vivemos em tempos difíceis. As pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras. Conseqüentemente mais solitárias. É preciso construir caminhos que edificam na predominância de perspectivas, incentivando a realização de sonhos.
É obvio que problemas e dificuldades existirão sempre. Porém por outro lado a possibilidade de enfrentá-los não será de forma negativa, pois só o amor é capaz de superar inércias. A expectativa é de contribuir para o valor do ser humano e de seus sentimentos. O valor da autoestima refere-se ao conceito positivo que alguém tem por si mesmo. A transformação nas relações afetivas só é possível quando criamos novas maneiras de ver a nós mesmos e aos outros. Importante que não seja efêmera a admiração que se tem pelo outro. Quanto mais significativos os laços de afeto, a aprendizagem se desenvolverá de forma possível, na interiorização da capacidade, da descoberta do eu, de suas potencialidades e desejo de ser feliz.