dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Parcianello, Orelio Augusto | |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T13:21:20Z | |
dc.date.available | 2014-09-08T13:21:20Z | |
dc.date.issued | 2008-07-18 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/440 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is to make a study of demand in order to assess the interest of
students in the final year of High School (3° year) and students from courses od
preparation for the vestibular (Brazilian national exam to ingress in a graduation
course) in the city of Santa Maria-RS, regarding the possibility of ingressing in the
new gradute course of bachelor's degree in Statitistics – nocturnal course, at UFSM
(Universidade Federal de Santa Maria), in 2009. The survey was applied in federal,
public and private schools, and in the main pre-vestibular courses in the city. The
methodology used was the descriptive field research, with quantitative approach. It
was executed through a closed questionnaire, specially planned for this study and
applied in two situations: firstly, selectively, in 347 high-school students from public
and private schools; secondly, randomly, in 1000 pre-vestibular students in the city.
In face of the results obtained, it was made the eletronic tabulation and the analysis
of the collected data, through the application of tools from the the descriptive
analysis, providing charts and graphics to express the opinion of the interviewed
people. Analyzing the results, it was possible to conclude that there will be a
satisfactory number of students interested in ingress in the new course from UFSM,
allowing, thus, an important contribution for the social system, due to the relevance of
the Statistics' role in the Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bacharelado em estatística | por |
dc.subject | Pesquisa de campo | por |
dc.subject | Amostragem | por |
dc.title | Estudo de demanda para o curso de bacharelado em estatística: vestibular 2009 UFSM | por |
dc.title.alternative | Demand study for the bachelor's course in statitistics: vestibular 2009 UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a realização de um estudo de demanda a fim de avaliar o interesse dos alunos em série final do ensino médio (3º ano) e pré-vestibulandos da cidade de Santa Maria - RS frente à possibilidade de prestarem vestibular para o novo curso de Bacharelado em Estatística Noturno da UFSM, a ser realizado em janeiro de 2009. Para o desenvolvimento da pesquisa foram pesquisadas escolas públicas, federais e particulares de ensino médio da cidade e os principais cursos pré-vestibulares. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo descritiva, com abordagem quantitativa, sendo executada através de um questionário fechado, planejado especialmente para este trabalho, aplicado em duas situações: a primeira, estratificadamente em 347 alunos de escolas públicas e particulares do ensino médio, e a segunda aleatoriamente em 1.000 vestibulandos da cidade. Diante dos resultados obtidos, fez-se a tabulação eletrônica dos dados coletados e a análise dos mesmos por meio da aplicação de ferramentas da análise descritiva, gerando tabelas e gráficos para expressar a opinião dos entrevistados. Analisando esses resultados concluímos que haverá um número satisfatório de vestibulandos interessados em prestar o concurso para o referido curso, possibilitando assim uma importante contribuição para o sistema social, dada a importância atual do papel da Estatística na Educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |