Educação continuada na fala de professores
Resumo
A pesquisa Educação Continuada na fala de professores foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional e inclui-se na linha de
pesquisa Gestão da Organização Escolar. Os objetivos desta pesquisa foram identificar as concepções que os professores têm sobre educação continuada e
investigar o que professores e escolas estão fazendo em relação a mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto do Curso
Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero e que teve como colaboradores os professores participantes do Curso. Utilizamos como instrumentos de coleta de
dados questionários e entrevistas. Para subsidiar a análise destes dados usamos como suporte teórico estudos sobre os temas: formação de
professores, educação continuada de professores, políticas públicas e organização escolar. A partir desses estudos e dos dados coletados, foram
problematizados elementos como implicações do ser professor, formação inicial do profissional professor, educação continuada, aspectos da dinâmica de
execução de iniciativas de educação continuada, políticas públicas referentes à educação continuada, relação entre educação continuada e mudança da
prática pedagógica e educação continuada de professores na própria escola. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a participação em
iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor e que é imprescindível que o mesmo a deseje, isto é, esteja aberto para a
mesma. Apontamos ainda que é possível planejar e desenvolver educação continuada no próprio ambiente de trabalho do professor e que, assim, esta
pode ser mais significativa por poder valorizar mais as singularidades daquele contexto, articular com maior facilidade teoria e prática além de propiciar a
reflexão conjunta dos professores participantes.
Coleções
- Gestão Educacional [294]