Redes empresariais: um estudo comparativo dos fatores sócio-comportamentais e desempenho competitivo em duas redes de empresas do varejo alimentício
Fecha
2006-03-03Metadatos
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Em meio à complexidade do contexto competitivo atual, as redes de empresas têm emergido como uma alternativa para a prosperidade das organizações. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo das relações entre fatores sócio-comportamentais, dos atores que compõem duas redes de supermercados, e o seu respectivo desempenho competitivo. O estudo baseou-se em dois casos, para o qual foram selecionadas duas redes do varejo alimentício (a rede Central Mais e a rede Unimercados), as quais se encontram inseridas dentro de um mesmo contexto econômico, a região central do Estado do Rio Grande do Sul. Mensurou-se, através de survey, o desempenho competitivo no qual se avaliou a exploração das relações entre as empresas (27 empresas da rede Central Mais e 15 empresas da rede Unimercados) que possibilitam incrementos em termos de troca e criação de valor e incrementos financeiros e estruturais, relacionando-os com quatro fatores sóciocomportamentais identificados na literatura como essenciais para as redes empresariais, quais sejam: comprometimento, confiança, cooperação e conexões sociais. A partir da análise dos resultados pode-se perceber que a dualidade da coopetição permeia as relações interorganizacionais de ambas as redes estudadas, revelando a necessidade de uma visão de interdependência em contraposição às visões fragmentadoras. Os fatores sóciocomportamentais refletem o comportamento dos atores nas relações da rede empresarial, podendo exercer certa influencia sobre o desempenho competitivo da rede empresarial. Os resultados apontaram também para a necessidade de harmonia entre os próprios fatores sóciocomportamentais para haver influência positiva no desempenho competitivo. Ressalva-se que o presente trabalho situou-se no plano reflexivo, principalmente por ser um estudo descritivo de apenas dois casos, não podendo realizar generalizações, todavia, sugere-se que o aprofundamento empírico através de abordagens relacionais multidisciplinares no campo das redes empresariais poderá trazer contribuições significativas para o assunto em pauta e até mesmo ratificar as reflexões deste trabalho.