dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Loro, Alexandre Paulo | |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T15:43:38Z | |
dc.date.available | 2014-09-10T15:43:38Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/454 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Many are the discussion about the need to develop a more collective and participatory in the school. The process of decentralization of management in search of quality in education and overcoming the fragmented and limited concept of government (hierarchical and bureaucratic) to a new understanding of management (democratic) run through a simple nomenclature to become an effective way to live
management. In this perspective, this study aims to examine some key points that
underpin the Political Pedagogical Project of the Municipal School of Education and
Children, Teonísio Wagner Elementary School, located in the District Jardim Peperi,
municipality of São Miguel do Oeste / SC. This bibliography research with discuss
about the local culture where the school context and its curriculum, is insert discuss
issues relevant to the school with the current legislation in force, establish a dialogue
between the literature of the field of management with the current PPP and, extend
the discussions about the democratic and participatory management. We can verity
that the main programs of the Federal Government is legal and real possibilities for
the implementation of numerous expectations, such as the universalization of basic
education of quality and professionally. The PPP of the school when structured from
the desires of the community school and programs tied to these gains strength. The
PPP, when discussed again, will need to be more objective and easily accessible,
with greater emphasis include the goals and educational, in depth dialogue with the
literature of the area. Thus is increasingly strengthening its relationship with the
school community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.title | Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Muitas são as discussões sobre a necessidade de desenvolver um trabalho mais coletivo e participativo na escola. O processo de descentralização da gestão em busca da qualidade do ensino e na superação do conceito fragmentado e limitado de administração (hierárquica e burocratizada) para um novo entendimento de gestão (democrática) transpassa uma simples nomenclatura para tornar-se um efetivo modo de viver a gestão. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar os principais pontos que alicerçam o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Teonísio Wagner, localizada no Bairro Jardim Peperi, município de São Miguel do Oeste/SC. Esta pesquisa bibliográfica discute sobre a cultura local onde está inserida a escola e o seu currículo, problematiza questões pertinentes ao contexto escolar com a atual Legislação vigente; estabelece um diálogo entre a literatura da área de gestão com o atual PPP e; amplia as discussões acerca da Gestão democrática e participativa. Pode-se constatar que os principais programas do Governo Federal são possibilidades legais e reais para a concretização de inúmeras expectativas, a exemplo da universalização da Educação Básica de qualidade e a valorização profissional. O PPP da escola, quando estruturado a partir dos anseios da comunidade escolar e vinculado aos referidos programas, ganha força. O PPP, ao ser rediscutido, precisará ser mais objetivo e de fácil acesso; enfatizar as metas pedagógicas e; dialogar com a literatura da área. Dessa maneira, estreitará cada vez mais a sua relação com a comunidade escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |