Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorFernandes, Tarlla
dc.date.accessioned2014-09-11T19:20:38Z
dc.date.available2014-09-11T19:20:38Z
dc.date.issued2010-03-19
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/456
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study is a research monograph, and aims to find about the construction of professional knowledge of the management of a State School Elementary Sao Pedro do Sul / RS for discussion about the importance of the process of school management. The study is characterized by a qualitative research, which through ethnomethodology seeks to uncover the knowledge mobilized in the action of the three managing collaborative research - management that integrate the management team of that school. To address the proposed objectives, the option is a methodological approach in three stages: 1) the insertion in the locus of research, through systematic observation sessions of school routine, 2) the realization of a reflective interview, through dialogue with the collaborators and 3) processing and data analysis - categorizations. The concepts of knowledge and, more particularly professional knowledge, fundamental to this study are theoretically grounded in the research of Nunes (2004), Tardif (2000, 2002), Pimenta (2000) and Gauthier (1998). From the writings of these authors, we understand the concept of knowledge based on the rationality of argumentative nature, a collective production from the exchange between the managers. By analyzing the data leads to the following categories of assessment: Narrating the origin of becoming a teacher ..., Recalling the initial phase of career and professional career; Socializing knowledge about school management and defining and understanding the dynamics of knowledge and practices necessary educational practice. In each category of analysis, to systematize the reporting of management, demonstrating the management strategies, as well as the knowledge intrinsic to the educational practice of each. We can see that the construction of professional knowledge is influenced by the context, which the managers work and discuss ways to manage it properly, which in turn are based on different knowledge. The impact of the meaning given to professional knowledge in educational practice of school management is to (re) building from the continuing education of the participants as participatory approach, independent and involved in collective decisions, sharing responsibility and thinking about the educational activities that are significant to the interests of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSaberespor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectContexto educativopor
dc.titleA construção dos saberes da equipe diretiva no processo de gestão escolarpor
dc.title.alternativeConstruction of knowledge in the process of the management team management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma pesquisa monográfica e tem por finalidade pesquisar acerca da construção dos saberes profissionais dos gestores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de São Pedro do Sul/RS, visando à discussão sobre a importância desses no processo de gestão escolar. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, que por meio da etnometodologia procura desvelar os saberes mobilizados na ação gestora das três colaboradoras da pesquisa - gestoras que integram a equipe diretiva da referida escola. Para contemplar os objetivos propostos, opta-se por uma abordagem metodológica em três etapas: 1) a inserção no lócus da pesquisa, por meio de sessões de observação sistemáticas do cotidiano escolar; 2) a efetivação de uma entrevista reflexiva, através do diálogo com as colaboradoras e 3) o tratamento e a análise dos dados obtidos - categorizações. Os conceitos de saber e, mais designadamente saberes profissionais, fundamentais a este estudo, são embasados teoricamente nas pesquisas de Nunes (2004), Tardif (2000; 2002), Pimenta (2000) e Gauthier (1998). A partir dos escritos destes autores, compreende-se o conceito de saber fundamentado na racionalidade de natureza argumentativa, uma produção coletiva proveniente da troca entre os gestores. Através da análise dos dados origina-se às seguintes categorias de apreciação: Narrando a origem do ser professora...; Relembrando a fase inicial da carreira e a trajetória profissional; Socializando saberes sobre a gestão escolar e Definindo e compreendendo a dinâmica dos saberes e fazeres necessários a prática de gestão. Em cada categoria de análise, sistematiza-se o relato das gestoras, demonstrando as estratégias de gestão, bem como os saberes intrínsecos a prática educativa de cada uma. Percebe-se que a construção dos saberes profissionais é influenciada pelo contexto, o qual as gestoras trabalham e discutem as formas de gestão mais apropriada, que por sua vez são baseadas em diversos saberes. A repercussão do significado conferido aos saberes profissionais na prática educativa da gestão escolar está se (re) construindo a partir da formação permanente das colaboradoras como procedimento participativo, independente e envolvido com as decisões coletivas, compartilhando responsabilidades e pensando sobre as ações educativas para que sejam significativas aos interesses da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples