Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 227

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • "Como Pedro um menino autista relaciona-se com o mundo?" 

      Alberto, Elizete Vaz (2007)
      A escolha do tema apareceu como uma curiosidade: "Como Pedro, um menino autista, se relaciona com o mundo externo, do qual depende?" Crianças com autismo apresentam, desde cedo, um distúrbio severo do desenvolvimento, ...
    • A aquisição da linguagem na relação libras x português 

      Antunes, Circe Fagundes (2007)
      O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio ...
    • As contribuições da educação psicomotora reflexiva para as crianças com dificuldade de aprendizagem 

      Lucas, Giovani Inocêncio Garcia (2007)
      No presente artigo, apresentam-se algumas noções que contemplam o conceito de educação psicomotora, as funções psicomotoras e o desenvolvimento infantil, descritos através dos seguintes aspectos: coordenação, esquema ...
    • A inclusão do aluno surdo no ensino regular 

      Souza, Flávia Camargo de (2007)
      A proposta do presente artigo é investigar como acontece em uma escola pública de Uruguaiana a inclusão de alunos surdos nas Séries Iniciais do Ensino Regular. A partir de algumas considerações, propor-se-á uma reflexão a ...
    • Dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental: do que estamos falando? 

      Arduvino, Aziza Mohamad (2007)
      O presente artigo buscou investigar através de um referencial teórico, conhecimentos que pudessem esclarecer a história dos problemas de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental. Sendo que, os referidos ...
    • Consciência fonológica em crianças de pré-escola 

      Ávila, Karen Cristina Dias de (2007-01-12)
      O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam ...
    • O aluno surdo incluído no ensino regular 

      Collazzo, Angela (2007-11)
      Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e ...
    • Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais 

      Garbini, Fernanda Zanette (2007-11)
      Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ...
    • Pessoas com déficit cognitivo e o mercado de trabalho 

      Costa, Sheron Marins (2007-12-01)
      Esta pesquisa busca observar como as pessoas com déficit cógnito percebem suas condições no processo de entrada no mercado de trabalho. O processo histórico de segregação pelo qual as pessoas com deficiência enfrentam ...
    • Educação inclusiva: histórico e perspectivas 

      Silva, Rita Cínara Gonçalves da (2007-12-01)
      O presente artigo analisa a dificuldade da inclusão no meio escolar pelos alunos denominados "deficientes", bem como aborda um pouco da história em relação a eles e os paradigmas que sustentaram a deficiência ao longo do ...
    • O ensino da língua portuguesa para surdos 

      Medina, Regina Helena Menezes (2007-12-01)
      O presente estudo monográfico, intitulado "O ensino da Língua Portuguesa para Surdos", teve como objetivos avaliar a importância do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa por sujeitos surdos incluídos na 6ª série ...
    • Afeto e autoestima: fatores primordiais para a aprendizagem de pessoas com necessidades eduacionais especiais 

      Pereira, Sandra Mara Lara (2007-12-01)
      Ao enfatizar a importância do afeto e da auto-estima, o artigo pretende dimensionar o significado para a pessoa com necessidades especiais de ser amada, valorizada e respeitada. Através da análise das opiniões de educadores ...
    • Desafio docente na inclusão do deficiente mental em sala de aula: para utilização de uma abordagem diferenciada 

      Santana, Jane Aparecida de Souza (2007-12-01)
      Nas últimas décadas, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares tem se potencializado, em parte por força de legislação normatizadora, e em grande medida pelo anseio de familiares e ...
    • Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes 

      Abreu, Maria Justina Rodrigues (2008-01)
      Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ...
    • Tecnologias da informação e comunicação na educação especial (surdos) 

      Lima, Sony de Sousa Carvalho (2010)
      A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes à utilização de softwares educacionais na promoção de aprendizagem educativa para os surdos. Nesse sentido, as contribuições dadas pelas mídias educacionais ...
    • Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais 

      Lopes, Maria Aparecida Lisboa (2010)
      Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, ...
    • A dança como fator de inclusão no ambiente escolar 

      Lacava, Aline Vianna (2010)
      O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. ...
    • As fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadares 

      Duarte, Eliane Aparecida Silva (2010)
      Este artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos professores ...
    • Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo 

      Delfino, Luzia Valdenice de Matos (2010)
      Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e ...
    • Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais 

      Cerqueira, Maria da Glória Costa (2010)
      Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.