Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 105-124 of 227
-
A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010)Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
A formação docente no contexto da educação inclusiva
(2010-12-20)O presente artigo buscará analisar o processo de inclusão na sociedade atual, salientando a necessidade se trazer reflexões referentes às pessoas com deficiência, percebendo como as mesmas estão na constante busca pelo ... -
Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
(2010)O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN ... -
Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais
(2010)Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ... -
As fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadares
(2010)Este artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos professores ... -
As fragilidades encontradas na inclusão dos surdos
(2010-12-20)Este trabalho tem como proposta o estudo sobre a educação dos surdos tratado a partir das políticas estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, verificando as fragilidades encontradas nesse discurso. Assim, ... -
Gestão da EaD numa perspectiva inclusiva
(2010)Este trabalho tem como objetivo identificar as ações do processo de gestão do pólo de Rio Bonito, assim como analisar e refletir sobre as concepções de educação pública na modalidade a distância em curso de Graduação ... -
Gestão democrática: no dia-a-dia das escolas possibilidades para a educação especial
(2010-12-20)Esse trabalho vem mostrar a importância da gestão democrática para um trabalho na área da educação especial, a qual vem sendo amplamente debatida nos últimos anos como forma de fazer com que as mais diversas vozes ... -
Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar
(2010-11-24)Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem ... -
A importância da afetividade na relação entre professor e aluno com déficit cognitivo para a aprendizagem e o processo de inclusão
(2010-12-20)Esta pesquisa discute a educação especial na perspectiva inclusiva, abordando a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com déficit cognitivo incluídos na rede regular de ensino em Gravataí. ... -
A importância da família no processo de inclusão educacional e social
(2010-11)Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico ... -
A importância da hora do conto como estratégia de ensino e aprendizagem na educação especial
(2010-11-22)O presente trabalho teve como objetivo investigar como as professoras de uma Escola Especial de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa, utilizam a Hora do Conto com alunos com necessidades educacionais especiais. ... -
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino
(2010-12-20)Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
A importância da utilização das TICs na educação especial
(2010)Este artigo, de natureza bibliográfica, trata da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs na Educação Especial. A partir de três eixos de análise, procurou-se refletir sobre as tecnologias na prática ... -
A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico ... -
A importância do atendimento educacional especializado na escola inclusiva
(2010-10-22)Este trabalho se propõe a mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado realizado em uma Sala de Recursos Multifuncional de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?
(2010-12-20)O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos ...