Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 118-137 of 227
-
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino
(2010-12-20)Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
A importância da utilização das TICs na educação especial
(2010)Este artigo, de natureza bibliográfica, trata da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs na Educação Especial. A partir de três eixos de análise, procurou-se refletir sobre as tecnologias na prática ... -
A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico ... -
A importância do atendimento educacional especializado na escola inclusiva
(2010-10-22)Este trabalho se propõe a mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado realizado em uma Sala de Recursos Multifuncional de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?
(2010-12-20)O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos ... -
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2010)Este artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim ... -
A inclusão de alunos surdos em classe comum do ensino regular
(2010-12-20)A Inclusão de Alunos Surdos em classe comum é um assunto que tem alcançado espaço e vem se tornando uma realidade cada dia mais presente. Este artigo traz como tema: A inclusão de Alunos Surdos em Classe Comum do Ensino ... -
A inclusão de alunos surdos em salas comuns: um estudo de caso do município de Feira de Santana
(2010-12-20)As políticas públicas têm instituído a proposta de inclusão no sistema regular. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é discutir como vem se constituindo a abordagem de educação bilíngue para surdos a partir ... -
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
(2010)Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, ... -
Inclusão de pessoas com deficiencia auditiva no ensino regular
(2010-12-20)O presente trabalho procura mostrar os preceitos, fundamentos e características essenciais da Educação Inclusiva, em especial a relação estabelecida atualmente na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Januária, ... -
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
(2010)Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a proteção legal trabalhista no Brasil as pessoas com deficiência físicas e intelectuais e quais os entraves da inserção e manutenção do deficiente no mercado de ... -
A inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultos
(2010-12-17)O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo ... -
A inclusão do aluno surdo na Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho: problematizando os espaços de formação docente
(2010)A presente pesquisa visa principalmente conhecer e discutir à inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista os discursos que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. através de relatos de professores e de como ... -
Inclusão do aluno surdo nas escolas municipais de Encruzilhada do Sul
(2010-12-20)Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular, em escolas municipais de Encruzilhada do Sul e evidenciar possibilidades e desafios educacionais que tal prática ... -
A inclusão do aluno surdo no ensino regular
(2007)A proposta do presente artigo é investigar como acontece em uma escola pública de Uruguaiana a inclusão de alunos surdos nas Séries Iniciais do Ensino Regular. A partir de algumas considerações, propor-se-á uma reflexão a ... -
Inclusão do deficiente auditivo em turmas regulares
(2010-12-20)Baseando-se nos princípios de “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, esse estudo analisa a inclusão de educandos deficientes auditivos, em classes regulares, da Escola Estadual de Educação Básica Borges de ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na aula de educação física
(2010-12-20)A Educação Física é uma área do conhecimento que faz parte do currículo escolar, e como tal não poderá estar à margem das políticas nacionais de educação. Propõe-se, portanto nesse estudo abordar a temática da inclusão ... -
A inclusão dos alunos numa escola municipal de Divinolândia de Minas
(2010-12-16)O presente artigo monográfico tem como objetivo discutir a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de uma escola do município de Divinolândia, e analisar sobre o papel da Educação Especial como sistema de ...