• Família, escola e educação de surdos 

      Nunes, Márcia Teresinha Dorneles (2010)
      O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre ...
    • A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo 

      Oliveira, Andréia Maria Veber (2010-12-20)
      O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como ...
    • Formação continuada e a prática educativa inclusiva 

      Morais, Ércia Salete Soares (2010-12-13)
      Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se reconhecer que é necessário uma formação de professores que ...
    • Formação de professor na perspectiva da escola inclusiva 

      Paiva, Elaci Ferreira de (2010-12-20)
      O movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de ...
    • Formação de professores e a escola inclusiva 

      Nascimento, Carolina Pereira do (2010-12-20)
      Esta pesquisa visa levantar e analisar a formação de professores nas perspectivas da Escola Inclusiva e questões atuais a partir de políticas públicas inovadoras para o atendimento educacional de todos. A formação acadêmica ...
    • Formação de professores e educação especial: o possível e o real 

      Silva, Silvana Lopes Dias (2010-11-20)
      Neste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma ...
    • Formação de professores em educação especial 

      Azevedo, Luciana Machado da Silva de (2010)
      A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto político-pedagógico, ...
    • A formação de professores na proposta de educação inclusiva 

      Coutinho, Sílvia Regina Figueiredo Santos (2010-12)
      A inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é uma realidade. E para trabalhar com a diversidade humana, é necessário que os professores sejam capacitados, profissionais conscientes, inovadores, ...
    • Formação de professores para a educação inclusiva 

      Ribeiro, Maria Cecília Corrêa de Souza (2010-12-20)
      A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço ...
    • Formação de professores para educar na diversidade 

      Borges, Marluce Elias (2010)
      O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ...
    • Formação de professores para escola inclusiva 

      Alves, Galdina Soares (2010-12-13)
      Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ...
    • Formação de professores para uma educação inclusiva 

      Machado, Kátia Rosane (2010-12-20)
      A inclusão educacional vem acontecendo sem um planejamento sistêmico, que vai muito além da sala de aula. Esqueceu-se que o paradigma da inclusão educacional define que as escolas precisam ser repensadas e reorganizadas ...
    • Formação de professores: desafios para uma escola inclusiva 

      Silva, Telma Carneiro (2010-12-20)
      Este trabalho visa compreender a formação continuada do professor articulada a uma proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular. Assim, esta pesquisa pautou-se em uma revisão ...
    • A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo 

      Dias, Marcia Bandeira (2010)
      Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de ...
    • A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios 

      Araújo, Helenice Dutra de (2010)
      A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ...
    • Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão 

      Batista, Mediane Silva Ribeiro (2010)
      O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN ...
    • Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais 

      Cerqueira, Maria da Glória Costa (2010)
      Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ...
    • As fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadares 

      Duarte, Eliane Aparecida Silva (2010)
      Este artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos professores ...
    • As fragilidades encontradas na inclusão dos surdos 

      Moraes, Maria Aparecida Pereira (2010-12-20)
      Este trabalho tem como proposta o estudo sobre a educação dos surdos tratado a partir das políticas estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, verificando as fragilidades encontradas nesse discurso. Assim, ...
    • Gestão da EaD numa perspectiva inclusiva 

      Antunes, Louraine Mattos da Silva (2010)
      Este trabalho tem como objetivo identificar as ações do processo de gestão do pólo de Rio Bonito, assim como analisar e refletir sobre as concepções de educação pública na modalidade a distância em curso de Graduação ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.