Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por assunto "Educação inclusiva"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade
(2010-12-15)Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas ... -
Surdez e o desafio da inclusão
(2010)A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
A inclusão escolar de estudantes surdos em escola municipal da cidade de Teófilo Otoni - MG
(2010)Este artigo se insere em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que busca desmistificar o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. Pretende-se demonstrar que a inclusão compreende um valor ... -
O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva
(2010-12-17)O artigo ressalta a importância dos jogos enquanto prática pedagógica na educação inclusiva, buscando compreender a sua contribuição em relação à aquisição de novos conhecimentos. É necessário que a escola vise educar ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-17)A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos ... -
A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010)Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de ... -
Prática pedagógica: caminho de desenvolvimento global para o aluno com déficit cognitivo
(2010)O trabalho exposto tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, bem como a pratica pedagógica dos profissionais da educação referente à temática inclusão. Partindo de uma ... -
A educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo de Divinolândia de Minas
(2010-12-16)Este artigo monográfico tem como objetivo discutir questões da educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo. Pretende-se a partir deste, compreender que a educação inclusiva é uma prática inovadora que ... -
Educação inclusiva no município de Boa Vista: Projeto Fazendo Acontecer
(2010)Como consta na legislação, desde a década de 60 ocorrem movimentos para a educação de pessoas com deficiência. Mas, sem dúvida, após a constituição de 1988 e documentos internacionais, a mobilização por uma educação ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Uma análise da prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva em Rio Bonito/RJ
(2010-12-15)A educação em geral, está pautada no pleno desenvolvimento do educando e em seu preparo para o exercício da cidadania. Pensando nisso, surge a necessidade de se garantir o direito de acesso e permanência em escola regular. ... -
A importância da hora do conto como estratégia de ensino e aprendizagem na educação especial
(2010-11-22)O presente trabalho teve como objetivo investigar como as professoras de uma Escola Especial de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa, utilizam a Hora do Conto com alunos com necessidades educacionais especiais. ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na aula de educação física
(2010-12-20)A Educação Física é uma área do conhecimento que faz parte do currículo escolar, e como tal não poderá estar à margem das políticas nacionais de educação. Propõe-se, portanto nesse estudo abordar a temática da inclusão ... -
A arte como potencializadora de ações inclusivas
(2010)Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de ... -
Adaptações curriculares de pequeno porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas municipais de ensino fundamental do municipio de Capão da Canoa, RS
(2010-11-22)O presente artigo se insere em uma perspectiva de pesquisa no campo da Educação Inclusiva, e teve como objetivo pesquisar o processo de inclusão educacional no ensino fundamental na rede municipal no município de Capão ... -
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva
(2010-12-20)Este artigo monográfico apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Educação Informação e Comunicação – TIC’s, voltadas para a aprendizagem na Educação Inclusiva. O objetivo geral aqui proposto foi o de identificar e ... -
Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental
(2010-12-20)O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino fundamental, mais especificamente na 5ª série ...