Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por assunto "Inclusão"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 92
-
Educação inclusiva: desafio para formação de professores
(2010)O presente estudo parte do tema: "Educação Inclusiva: Desafio Para Formação De Professores", e tem como objetivo propiciar ao professor do Ensino Básico, instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e ... -
Formação de professores para escola inclusiva
(2010-12-13)Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
Gestão da EaD numa perspectiva inclusiva
(2010)Este trabalho tem como objetivo identificar as ações do processo de gestão do pólo de Rio Bonito, assim como analisar e refletir sobre as concepções de educação pública na modalidade a distância em curso de Graduação ... -
Educação de surdos no contexto da inclusão escolar
(2010)A proposta do presente artigo é refletir sobre a educação de surdos no contexto da inclusão escolar, analisando as questões polêmicas e os avanços na visão paradigmática inclusiva, mais especificamente a inclusão das pessoas ... -
Formação de professores em educação especial
(2010)A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto político-pedagógico, ... -
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
(2010)Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, ... -
Repensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusão
(2010-06)Ao longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias ... -
Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
(2010)O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN ... -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo
(2010)Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
Inclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografia
(2010)Durante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e ... -
Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais
(2010)Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2010)Este artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim ... -
Considerações sobre a inclusão dos alunos surdos no ensino regular: o que dizem os professores
(2010)A inclusão dos alunos surdos nós dá oportunidade de problematizar e colocar em pratica todos os nossos conhecimentos, enquanto professores. A importância deste estudo reside nas necessidades educacionais dos surdos e a ...