Rituais corporativos como estratégia de legitimação dos valores organizacionais em empresas familiares
Abstract
Este trabalho se propõe a analisar os valores legitimados pelos rituais organizacionais
praticados em uma empresa familiar do ramo de bebidas. A escolha da organização, objeto
desde estudo, é uma empresa familiar, que está no mercado há 87 anos, na 4ª geração da
família, possui declaração dos valores organizacionais e faz uso da prática de rituais com
vistas a disseminar sua filosofia empresarial. É inegável a importância das empresas
familiares no mundo inteiro, sendo que, no Brasil, chegam a representar cerca de 90%. As
empresas familiares possuem características peculiares, portanto é um tipo de organização que
ainda merece ser estudada. Diferentemente da maioria dos estudos sobre empresas familiares,
que focam a sucessão de gestão, este estudo visa fazer frente à seguinte questão de pesquisa:
Como os rituais organizacionais legitimam os valores organizacionais em empresas
familiares. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa é baseado nas ideias de Lodi de
empresa familiar, depois, mostramos a discussão sobre os valores organizacionais seguindo
Kabanoff e Dally (2002). O conceito de rituais são apresentadas com base nos seguintes
autores: Peirano (2003), Trice e Beyer (1985) e Van Gonnep (1978). E, finalmente, o conceito
de legitimação que segue as ideias de Berger e Luckmann (2008).Esta pesquisa caracteriza-se
como um estudo de caso único. Os meios utilizados para a obtenção dos dados foram:
entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental. Para a análise dos dados,
empreendeu-se o método de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram vinte categorias
iniciais, cinco intermediárias e duas finais. Como principais resultados, observa-se que a
clareza e disseminação dos valores declarados entre as principais lideranças é um dos fatores
que contribuem para sua legitimação na prática de rituais; assim como se percebeu que as
diferentes áreas da empresa desempenham rituais próprios; também foi evidenciado que os
rituais que mais contribuem na disseminação dos valores declarados são: reuniões setoriais,
socialização organizacional, avaliação do PQF (programa de qualidade Fruki) e avaliação de
desempenho.