Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Maria Inês
dc.creatorPadilha, Sávio Lopes
dc.date.accessioned2014-09-16T12:07:32Z
dc.date.available2014-09-16T12:07:32Z
dc.date.issued2007-11-06
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/460
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractIn the current times it is observed a frequent search of concepts and procedures to overcome the daily challenges found in the society. Dentre these challenges are the one of guaranteeing to everybody in an indiscriminate way the exercise of the citizenship. Not more it is rare to speak in inclusion and less rare it is to speak on inclusion in the education, referring to the people with special needs. In this work the inclusive education, it was approached with the objective of showing the school reality of the daily in fifteen schools of the municipal and state public net of São Borja's city, where he/she took place a brief research based on objective answers to a questionnaire, approaching pedagogic aspects of the teaching and still the methodologies and applied plannings, everybody returned to the students' carriers of special needs inclusion in those schools of regular teaching. It is ended that for a Real practice of the inclusion, it is necessary that a larger participation of the society as a whole, still the creation of teams interdisciplinares, a change of values and attitudes, planning and investment in the area of professional training, that it is known, dependent of the State, but not only of this, to facilitate the right to the regular education the people with special needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectCapacitação profissionalpor
dc.titleA inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação físicapor
dc.title.alternativeThe inclusion of the students carriers of special needs in the physical educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoNos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício da cidadania. Não mais é raro falar-se em inclusão e menos raro é falar sobre inclusão na educação, referindo-se às pessoas com necessidades especiais. Neste trabalho a educação inclusiva, foi abordada com o objetivo de mostrar a realidade do cotidiano escolar em quinze escolas da rede pública municipal e estadual da cidade de São Borja, onde realizou-se uma breve pesquisa baseada em respostas objetivas a um questionário, abordando aspectos pedagógicos do ensino e ainda as metodologias e planejamentos aplicados, todos voltados à inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nessas escolas de ensino regular. Conclui-se que para uma real prática da inclusão, é necessário que uma maior participação da sociedade como um todo, ainda a criação de equipes interdisciplinares, uma mudança de valores e atitudes, planejamento e investimento na área de capacitação profissional, que se sabe, dependente do Estado, mas não somente deste, para possibilitar o direito à educação regular a pessoas com necessidades especiais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples