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dc.contributor.advisorMarostega, Vera Lúcia
dc.creatorDella Pase, Vânia Teresinha Silva
dc.date.accessioned2014-09-16T12:39:43Z
dc.date.available2014-09-16T12:39:43Z
dc.date.issued2007-10-22
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/461
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article focuses on the Education of the Deaf and the spaces school. In that sense, through a search field with a focus on quality in two (2) schools municipal primary education of the village, searching review the school spaces where deaf students are placed in classes of listeners. They were subject of search through questionnaires thirteen (13) teachers in regular classes with students who serve deaf included in the 1 st, 2 nd and 8 grade in classes of listeners. The answers obtained noted that the language of signals will be coadjuvante the process still in a structured vision ouvintista of education, while the Portuguese and oralismo play the lead role. Due to the limitations imposed by the educational system has not structured to offer an education that promotes the differences of deaf students, they have no real access to knowledge school. For that reason, we think that the school spaces more suitable for the education of the deaf are the classes and / or schools for the deaf, where will the construction of identity and inclusion in the deaf culture interacting with their peers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectEspaços escolarespor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.titleEducação de surdos e os espaços escolarespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca analisar os espaços escolares onde alunos surdos estão inseridos em classe de ouvintes. Foram sujeitos da pesquisa através de questionários treze (13) professores de classes regulares que atuam com alunos surdos incluídos na 1ª, 2ª e 8ª série em classes de ouvintes. Nas respostas obtidas constatou-se que a Língua de Sinais passa a ser coadjuvante no processo ainda estruturado numa visão ouvintista de educação, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Devido às limitações impostas pelo sistema educacional ainda não estruturado para oferecer uma educação que promova as diferenças dos alunos surdos, eles não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar. Por essa razão, podemos pensar que os espaços escolares mais adequados para a escolarização dos surdos são as classes e/ou escolas para surdos, onde se dará a construção da identidade e a inserção na cultura surda interagindo com seus pares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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