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dc.creatorZamberlan, Carlos Otávio
dc.date.accessioned2017-04-07
dc.date.available2017-04-07
dc.date.issued2006-03-14
dc.identifier.citationZAMBERLAN, Carlos Otávio. Guidance for learning, administration for competences and organizacional compromissing in major teaching institutions. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4624
dc.description.abstractSociety is in a transitional period between knowledge and industrial areas where the last is one of the most important resources for the nations. So, the major teaching institutions (MTIs) have a prevalent role in the new economical scenery due to professional s formation that will act in economy (economics). This work has the objective of verifying differences in the guidance for learning, competences and organizational compromising of the MTIs supervisors of Santa Maria-RS because it is important that the professional of the educational area be in a continuous learning, developing their competences in order to give a higher quality to teaching programs (plans), research and extension developed in the university and they should be supported and encouraged by their leaders. A questionary was applied to the coordinators of graduation courses. This questionary observed all the study constructors and tried to characterize, in a descriptive way, the supervisors of these courses in their respectives MITs. The data analysis was done through a descriptive statistic and U test, a non-parametric test. It was found out that MTIs of Santa Maria-RS are oriented to the organizational learning and for competences, besides the supervisors of graduation courses of these MTIs are engaged in calculating, normative and affectionate manner. However, the MTIs show meaningful differences in some studies variables. The differences may be explained through the way the professor enters.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGerenciamentopor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.titleOrientação para a aprendizagem, gestão por competências e comprometimento organizacional nas instituições de ensino superiorpor
dc.title.alternativeGuidance for learning, administration for competences and organizacional compromissing in major teaching institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA sociedade encontra-se em um período de transição entre a era industrial e a do conhecimento, onde este passa a ser um dos recursos mais importantes para as nações. Frente a isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel preponderante no novo cenário econômico, em virtude da formação do profissional que irá atuar na economia. Esse estudo tem como objetivo averiguar a existência de diferenças na orientação para aprendizagem, para competências e o comprometimento organizacional dos gestores das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria RS, pois é importante que os profissionais da área de educação estejam em constante aprendizado, desenvolvendo suas competências para dar maior qualidade aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na academia, além de serem incentivados e apoiados por seus líderes. Para atingir esse objetivo foi aplicado, para os coordenadores dos cursos de graduação, um questionário estruturado que contemplou todos os construtos do estudo e buscou caracterizar, de forma descritiva, os gestores desses cursos em sua respectiva IES. A análise dos dados se deu pela estatística descritiva e pela prova U, teste de significância não-paramétrico. Constatou-se que as IES de Santa Maria (RS) estão orientadas para a aprendizagem organizacional e para competências, além disso, os gestores dos cursos de graduação dessas IES estão comprometidos de forma calculativa, normativa e afetiva. No entanto, as IES apresentam diferenças significativas em determinadas variáveis de todos os construtos estudados. As diferenças podem ser explicadas pela forma de ingresso do docente na instituição, pelo regime de trabalho, pela estrutura organizacional, pelas políticas de escolha dos gestores dos cursos de graduação, entre outros fatores.por
dc.contributor.advisor1Ceretta, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049029014914257por
dc.contributor.referee1Ansuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331195282444316por
dc.contributor.referee2Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6411327863419201por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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