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dc.creatorSchiavini, Janaina Mortari
dc.date.accessioned2017-05-03
dc.date.available2017-05-03
dc.date.issued2013-03-01
dc.identifier.citationSCHIAVINI, Janaina Mortari. Overcoming the liability of outsidership in china: the experience of brazilian companies in the development of guanxi. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4649
dc.description.abstractIn light of the discussions about the internationalization of firms and the challenges inherent in this process, several theories emerged seeking to understand the critical factors for the success of organizations in the foreign market. A recent theoretical approach argues that the main barriers in the internationalization process are related to the burden of being out of international networking, ie, the y face the so - called liability o f outsidership . Considering the importance of China for the trade balance of Brazil, the presence of 44.4% of Brazilian multinationals in Asia, and the complexity of business relationships in China ( guanxi ), this study aims to investigate how Brazilian com panies operating in China develop guanxi as a way to overcome the liability of outsidership. For this, it was developed a descriptive research with qualitative nature, and performed a multiple case study in four Brazilian companies that operate in the serv ices sector, being two law firms and two trading companies, with a subsidiary in China. The observation units involved professionals who had more experience in driving the company's business in China. Th e information was collected through semi - structured interviews explored in depth. To analyze the data, it was opted to content analysis, with the help of the software NVivo 8.0. The results show: (1) the motivations of the firms for the internationalization in China; (2) the difficulties arising from the liability of outsidership; (3) the im portance and benefits of guanxi ; (4) the activities for the development of guanxi ; and (5) the exper ience of the companies developing guanxi according to the model of Chen & Chen (2004). It is hoped that this research will contribute to knowledge generation about the internationalization of Brazilian companies to China.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectLiability of Outsidershippor
dc.subjectRedes de relacionamentopor
dc.subjectChinapor
dc.subjectGuanxipor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectLiability of outsidershipeng
dc.subjectRelationship networkseng
dc.subjectChinaeng
dc.subjectGuanxieng
dc.titleSuperando a liability of outsidership na china: a experiência das empresas brasileiras no desenvolvimento do guanxipor
dc.title.alternativeOvercoming the liability of outsidership in china: the experience of brazilian companies in the development of guanxieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoÀ luz das discussões sobre internacionalização de empresas e os desafios inerentes à este processo, diversas teorias emergiram buscando compreender os fatores críticos para o sucesso das organizações no mercado estrangeiro. Uma recente abordagem teórica defende que as principais barreiras no processo de internacionalização estão relacionadas ao ônus de estar fora das redes de relacionamento internacionais, ou seja, enfrentam a chamada liability of outsidership. Considerando a relevância da China para a balança comercial do Brasil, a presença de 44,4% das multinacionais brasileiras na Ásia, e a complexidade das relações de negócios na China (guanxi), este estudo se propôs a investigar como as empresas brasileiras que operam na China desenvolvem guanxi como meio de superar a liability of outsidership. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo e natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras que atuam no setor de serviços, sendo dois escritórios de advocacia e duas tradings, que possuem filial na China. As unidades de observação compreenderam os profissionais que possuíam mais experiência na condução dos negócios da empresa com a China. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas exploradas em profundidade. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 8.0. Os resultados obtidos identificaram: (1) as motivações das empresas na internacionalização para a China; (2) as dificuldades enfrentadas decorrentes da liability of outsidership; (3) a importância e os benefícios do guanxi; (4) as atividades realizadas para o desenvolvimento do guanxi; e (5) a experiência das empresas no desenvolvimento do guanxi à luz do modelo de Chen e Chen (2004). Espera-se que este trabalho contribua para geração de conhecimento sobre a internacionalização das empresas brasileiras para a China.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708089U6por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Fleury, Afonso Carlos Corrêa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062196023757105por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7533072548784492por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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