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Gestão orçamentária: o caso da UFSM

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ALVES, RUI TIAGO DE MORAES.pdf (674.5Kb)
Data
2013-07-02
Autor
Alves, Rui Tiago de Moraes
Primeiro orientador
Vieira, Kelmara Mendes
Primeiro membro da banca
Pereira, Breno Augusto Diniz
Segundo membro da banca
Zamberlan, João Fernando
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A administração pública passou por diferentes reformas até chegar às suas características atuais. Dentre os seus objetos de estudo está o orçamento público, que é o marco regulador das receitas e despesas nas instituições públicas. Dentro da UFSM, os recursos orçamentários são distribuídos conforme o Índice de Distribuição de Recursos (IDR). O presente estudo buscou analisar a percepção dos diferentes agentes sobre a distribuição e a gestão orçamentária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, quantitativa quanto ao método e classificada como um estudo de caso dentre os gestores dos centros de ensino da instituição (diretores e vice-diretores de centro, chefes de departamento, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação e seus respectivos secretários bem como os secretários financeiros), totalizando uma amostra de 111 questionários preenchidos. Como instrumento de coleta de dados adotou-se um questionário estruturado, composto por setenta e duas questões, que abordaram variáveis demográficas e questões relacionadas ao conhecimento e percepção do orçamento universitário. Como técnica principal para identificar os fatores relacionados ao orçamento da instituição foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória e posteriormente o teste de esfericidade de Bartlett e a medida de Kaiser-Meyer-Olkin, onde foram apontados os fatores recursos, conceituação, projeção, gastos anuais, relevância, deficiências, prazos, prática, transparência, diárias e passagens, permanente, distribuição e prestação de contas. Os resultados mostraram que o fator referente à distribuição dos recursos obteve baixos valores no nível de conhecimento, caracterizando assim um baixo nível de conhecimento a respeito dos critérios de distribuição de recursos entre a reitoria e unidades de ensino e entre as unidades dos centros de ensino. Foi registrado também que os prazos para liberação e utilização dos recursos financeiros não é adequado. Devem ser feitas ações para melhorar o nível de transparência entre a reitoria e centros de ensino, bem como destes com as suas unidades administrativas no que tange a distribuição de recursos.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4655
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Administração [322]

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