O processamento das atividades administrativas: o caso dos departamentos didáticos de uma universidade
Fecha
2014-07-15Metadatos
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As iniciativas de inovações implantadas nas organizações públicas pressupõem a busca pela eficiência e pela qualidade na prestação de serviços. Para que essas melhorias efetivamente aconteçam, Guimarães (2000) explica que são necessários o rompimento com os modelos tradicionais de administrar recursos e a introdução de uma nova cultura capaz de atender as diferentes complexidades atualmente enfrentadas nessa área. No contexto geral da administração pública federal, as universidades são órgãos burocráticos que demandam intensos estudos sobre o seu aspecto organizacional, assim como competente análise de seus processos administrativos, considerando que são instituições com marcante responsabilidade social, haja vista as suas funções específicas de geração e disseminação de conhecimentos. Essa linha de pensamento corrobora o exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2011-2015 da Universidade Federal de Santa Maria UFSM que evidencia a valorização das pessoas, a qualidade dos serviços e a melhoria permanente das condições de trabalho, como grandes desafios a serem vencidos pela Universidade. A título de contribuição para a superação desses desafios, este estudo buscou como objetivo geral: realizar o mapeamento dos processos administrativos executados no âmbito dos Departamentos Didáticos do CAL/UFSM e identificar dificuldades com vistas à operacionalização dos procedimentos. Para atingir os objetivos propostos realizou-se um trabalho classificado como de natureza descritiva, envolvendo abordagem qualitativa. Na estratégia de pesquisa a partir dos Departamentos Didáticos do Centro de Artes e Letras CAL - foi utilizado o método do estudo de caso por estar alinhado com os objetivos propostos e com a questão de pesquisa que norteou o estudo. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com os servidores técnico-administrativos lotados nos Departamentos Didático do CAL. Entende-se que o resultado encontrado possibilitou conhecer o quantitativo de procedimentos administrativos pertinentes ao âmbito departamental, bem como a classificação dos processos que exigem formalização documental em Primários e Críticos, baseado no modelo de Valle e Oliveira (2009). Outro elemento significativo do estudo foi a identificação das dificuldades operacionais na execução dos procedimentos, pois apontou diversas demandas e demonstrou práticas operacionais e gerenciais arraigadas na cultura da Instituição, que poderão impulsionar debates visando a proveitos institucionais. Além disso, foi elaborado um Tutorial - instrumento prático que visa a operacionalização dos processos Críticos que intenta contribuir para possíveis avanços e efeitos mais profícuos no contexto departamental. Conclui-se que esta pesquisa, tendo em vista a busca da excelência, tanto pode colaborar para a consolidação de uma mudança como para a melhoria na gestão de pessoas, no sentido de estimular ações mais expressivas, ágeis e coerentes com o que se espera da organização pública contemporânea.