A utilização do plano de gestão de logística sustentável como ferramenta de gestão: um olhar dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria
Abstract
O Plano de Gestão de Logística Sustentável foi instituído pelo Decreto 7.746, de 5 de junho de 2012, diante disso todas as instituições federais tiveram que elaborar planos de logística tendo o desenvolvimento sustentável como ponto principal. Para que esse plano obtenha o sucesso almejado, é necessário que esteja incorporado às práticas organizacionais dos servidores de cada órgão da administração pública. Diante de tal situação e objetivando a inserção do plano no ambiente organizacional da UFSM, definiu-se como objetivo principal do trabalho a criação de planos de ação. Para tanto, utilizou-se um questionário para diagnosticar o perfil dos servidores da UFSM, avaliar o nível de conhecimento referente a temas sustentáveis e ainda identificar os aspectos considerados de maior importância para elaboração de planos de ação. Também foram realizadas entrevistas com a comissão elaboradora do PLS da UFSM a fim de se obter um aprofundamento sobre o processo de elaboração e implementação. Os resultados mostraram que os servidores, independente dos fatores individuais, possuem, de uma maneira geral, um baixo nível de conhecimento sobre tópicos ligados à sustentabilidade na administração pública. Questões relacionadas ao desenvolvimento de projetos de construções sustentáveis, a realização de campanhas de consumo racional e o reaproveitamento de materiais foram os principais pontos levantados pelos pesquisados como sugestão para elaboração de planos de ação. Posteriormente, identificaram-se os pontos fortes e fracos no ambiente organizacional, a fim de explorar esses aspectos no planejamento de ações. Na elaboração dos planos priorizaram-se os aspectos relacionados à inserção do plano na rotina de trabalho e que possibilitem uma discussão inicial sobre o tema, visto que o nível de conhecimento ainda não é satisfatório e é imprescindível que se avance nessa discussão.